segunda-feira, 26 de agosto de 2013

NOTA ACADÊMICA

Marcada para as 20:00h do dia 12 de dezembro próximo a Assembleia Geral de Fim de Ano desta Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, que como sempre terá lugar no veterano auditório da Associação Cearense de Imprensa, ACI.

A ACI se localiza no Edifício Perboyre e Silva, na chamada “Casa do Jornalista”, na Rua Floriano Peixoto, 735, no Centro da Cidade de Fortaleza, veneranda entidade de classe para cuja presidência acaba de ser eleita a Professora Adísia Sá, a qual tomará posse em outubro próximo.

   Jornalista Durval Aires  
Instituída por proposição do acadêmico Aluísio Gurgel, a Medalha Jornalista Durval Aires de Menezes será outorgada a quatro eméritos agitadores culturais do Estado, na solenidade de dezembro.

Durante o evento serão ainda oficialmente empossados, recebendo suas pelerines rituais, quatro Membros Honorários já devidamente eleitos e diplomados, como também haverá o lançamento de um novo livro de crônicas do acadêmico Paulo Ximenes  "Anotações de um Ex-Sócio do Náutico".

Também tomará posse mais um Membro Benemérito, cujo nome revelaremos depois, quando o novo laureado com a mais elevada dignidade acadêmica da ACLJ confirmar sua presença.

O nome do novo Benemérito foi proposto à Decúria da Academia pelo Jornalista Arnaldo Santos, e em seguida aclamado por aquele núcleo administrativo da instituição, em sua reunião ordinária deste mês.

Esse corpo deliberativo, que se autodenominou Viridi Cruce, é composto dos dez acadêmicos mais assíduos e mais dedicados à administração do silogeu. Sempre presentes e muito operosos, eles têm preservado todas as suas prerrogativas estatutárias, inclusive o seu direito de voto. Os componentes da decúria assumiram ainda todos os custos fixos da ACLJ, de modo a que seja sobrestada a cobrança de anualidades aos demais titulares – ressalvada a todos estes a faculdade de se reabilitar e de se integrar a esse núcleo acadêmico incumbido das deliberações administrativas da entidade.  


Na Assembleia de dezembro também haverá descerramento do retrato do Patrono da Cadeira Nº 2, o Chanceler Edson Queiroz, pintado em óleo sobre tela pelo acadêmico Reginaldo Vasconcelos, sobre a orientação técnico-artística do artista plástico Vlamir de Souza, no formato padronizado de 1mx70cm.

Esse será o segundo quadro a compor a galeria de retratos dos paraninfos da entidade. Na Assembleia Geral Aniversária, em 03 de maio passado, no Ideal Clube, foi descerrado o retrato pictórico do jornalista Tarcísio Tavares, Patrono Perpétuo da Cadeira de nº 39.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário