sexta-feira, 23 de agosto de 2013

LITERATURA

Lúcido Patriota

Por Geraldo Jesuíno da Costa*

Capa e orelhas por Geraldo Jesuíno
Certa vez, lendo Pessoa “minha pátria é a língua portuguesa” , em pesquisas paralelas, descobri uma certa poetisa, cronista, escultora francesa Lucie Delarue-Mardrus que me chamou a atenção por um poema que escreveu sobre o Rio de Janeiro e, principalmente, por uma citação, “Escrever bem a sua língua é uma forma de patriotismo”   que, dada sua pequena popularidade no Brasil, não lhe consegui descobrir em qual obra foi lavrada. Daí quedei confiante na esperança e anda nela me afinco mesmo nesses tempos de consentidos e perversos descasos, de que ainda há motivos para comemorar.

De vez em quando, alguém ainda se arremete ao quase desusado costume de cuidar dos seus escritos com o carinho e, antes de mais, com o respeito que lhes merece a língua-mãe embora, não raro, tais empreitadas lhe valham algum rótulo, como, conservador, “quadrado”, acadêmico com ranço ou, simplesmente, antigo.

De quando em vez, inda é possível encontrar autores que não se rendem, e ainda se indignam à moda pessoana, que ainda empunham em estandartes, já nem tão numerosos, o orgulho de ter tido e continuar tendo sua formação forjada “naquela” academia, em cujos pilares se sustentam a cultura, a ética e a cidadania.

É uma dessas vezes. Leio agora Arquiteto a Posteriori, novo tomo que me presenteia a  incansável lavra do Professor João Vianney Campos de Mesquita, mas não alcanço surpresas. Antes, a comprovação de um passo mais um seguro, mais maduro e, como sempre, cuidadosamente executado, na trajetória de sua já extensa e respeitável obra literária, na qual figuram, na mesma linha deste, Impressões – estudos de Literatura e Comunicação(1989), Resgate de ideias (1996) e Repertório Transcrito ( 2003).

Aqui, Vianney conscientemente – abstrai as barreiras que aparentemente separam  as inúmeras áreas do conhecimento e, com peculiar simplicidade e segurança, entre elas trafega alçado pelo domínio da interdisciplinaridade experimentada na atividade docente - labuta e sacerdócio – provando ser possível pensar aproximando  conceitos e ideologias.

Arquiteto a Posteriori  reúne textos acerca de obras cuidadosamente eleitas sob o rigor da qualidade,  nos quais descreve olhar e sentimento, exercendo atitude crítica pura, incólume às práticas menores dos achaques, dos denegrimentos gratuitos e das desmerecidas lisonjas.

Assenhoreia-se, ao traçar os conceitos e considerações, da admirável benquerença que lhe merecem os amigos e os bons textos, mas não se afasta da atitude severa dedicada à análise erudita, que modestamente chama de comentário.

Assim, sem descanso em seus cuidados, temor em seus princípios nem recuos em sua dedicação ao idioma pátrio, empunha a bandeira de Pessoa e Lucie, e nos presenteia com outra página da sua literatura a confirmá-lo legítimo patriota.

Prof. Geraldo Jesuíno da Costa
Titular da Cadeira 
de nº 32 da ACLJ










Nenhum comentário:

Postar um comentário