domingo, 5 de maio de 2013

CHANCELER AIRTON QUEIROZ NA ACLJ


O Chanceler da Universidade de Fortaleza e Presidente da Fundação Edson Queiroz, Airton Queiroz, recebeu  na noite de ontem, dia 04 de maio, o título de Membro Benemérito da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ), durante a 2ª Assembleia Aniversária da instituição.



O título de Membro Benemérito é reservado a personalidades que deram grande contribuição à cultura ou à imprensa cearenses, notadamente os instituidores ou mantenedores de instituições fundacionais.

Participaram da solenidade o Diretor de Programação do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões, os jornalistas Cid Carvalho, Arnaldo Santos, Roberto Moreira, Wilson Ibiapina, Hermínio Castelo Branco (Mino), e Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), entre outros acadêmicos acelejanos.  

Da ala dos poetas da ACLJ compareceram Evaldo Gouveia, Luciano Maia, Concita Farias e Paulo Ximenes, além dos intelectuais Cássio Borges, Adriano Jorge e Reginaldo Vasconcelos, propositor do nome do Chanceler Airton Queiroz para receber a homenagem.


Compuseram a mesa de honra o Senador Cid Carvalho, o Chanceler Airton Queiroz, Dona Yolanda Queiroz, a Magnífica Reitora da Unifor, Dra. Fátima Veras, o Desembargador Durval Aires, o vice-presidente da OAB-Ce e membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas (ACLJUR), Ricardo Bacelar, e o ex-governador Lúcio Alcantara. 


Agora são sete as personalidades agraciadas com a comenda: Dona Yolanda Queiroz, Descartes Gadelha, Lúcio Alcântara, Miguel Dias, Raimundo Fagner, Wanda Palhano, e Airton Queiroz.


DISCURSO DO ACADÊMICO REGINALDO VASCONCELOS, AUTOR DA INDICAÇÃO

Ilustre Mesa Diretiva, que cumprimento na pessoa do nosso Presidente de Honra, o Senador Cid Carvalho. Particularmente, saúdo e exalto ainda o Chanceler Airton Queiroz, grande homenageado desta noite; Dona Yolanda, Primeira Dama do meio empresarial no Ceará; a Dra. Fátima Veras, Magnífica Reitora da Unifor, que tanto contribuiu para viabilizar esta homenagem. Senhores acadêmicos, meus confrades. Demais autoridades, seleta plateia de familiares e convidados, meu pai e minha mãe aqui presentes, minhas senhoras e meus senhores.

Quando comunicamos a Dona Yolanda Queiroz, há cerca dois anos, que seu ilustre e saudoso marido, o empresário Edson Queiroz, fora eleito Patrono Perpétuo da Cadeira acadêmica de nº 3, fundada pelo jornalista Edilmar Norões, que é o seu titular vitalício, frisamos que a homenagem não recaía sobre o grande capitão de empresas e empreendedor incansável. Seria obvio demais homenagear esse gigante do empresariado cearense. 

Naquela oportunidade, esclarecemos à Dona Yolanda que a Academia pretendia com aquele gesto abraçar a imensa figura humana de Edson Queiroz, o cidadão honrado, o parceiro leal nos negócios, o amigo solidário, a pessoa magnânima, nas palavras testemunhais de Guilherme Neto, confirmadas por meu pai, que conheceu de perto o primeiro chanceler. Foi essencialmente isso que esta Academia Cearense de Literatura e Jornalismo quis fazer enxergar em Edson Queiroz, através do bronze insondável das estátuas. 

Agora que elegemos o seu primogênito para a mais elevada dignidade desta arcádia literária, o Chanceler Airton Queiroz, distinguindo-o com o título de Membro Benemérito, nós dizemos o contrário: ao homenagear quem está brilhando entre nós não há uma pessoa física a resgatar, nem uma biografia a descrever. Portanto, para justificar a indicação de seu nome para compor esta Academia, não vos cansarei com o longo desfile de seus muitos títulos e diplomas, que são óbvios.

Todas as honras são do mito, o magnífico continuador da obra paterna; todos os aplausos para a legenda, o jovem que sobre o legado do pai soube construir a obra própria, com o mesmo brilhantismo. Todos os encômios são do príncipe, o maior ícone do ensino superior no Ceará, mantenedor de um dos mais belos campi universitários do Brasil, quiçá do mundo, em que me graduei anos atrás, e em que se graduará uma das minhas filhas. Todos os vivas ao mecenas, o colecionador de obras de arte, o incentivador da cultura clássica entre nós.

Salve! Chanceler Airton Queiroz! Seja bem-vindo a mais esse panteão dos imortais. Tenho dito!   


TRECHO DO DISCURSO DO CHANCELER AIRTON QUEIROZ


"Honra-me receber o título de membro benemérito, a mais alta dignidade concedida pela Academia de Literatura e Jornalismo, que 'tem como principal finalidade a cultura da língua falada e da literatura'. Agradeço ao acadêmico Reginaldo Vasconcelos por me colocar ao lado dos outros nomes distinguidos com a mesma honraria por sua valiosa atuação cidadã.

O dístico latino que consta no brasão dessa Academia se refere ao humanismo no sentido amplo. Significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade e preocupação em reconhecer os atributos individuais nas produções literária e jornalística.”




OPINIÕES


Homenageado muito já fez pela difusão da cultura 

"Embora a ACLJ já possua tantos honoráveis em seu quadro, ela cresce exponencialmente de importância ao outorgar o título de Membro Benemérito ao Chanceler, pois a dimensão do nome e da obra dele é reconhecida internacionalmente, porquanto recebeu o título de Doutor Honoris Causa da prestigiada Universidade de Havre, na França".
José Augusto Bezerra
Presidente da ACL

"A concessão desse mais alto título da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo ao Chanceler Airton Queiroz chega em boa hora, uma vez que trata-se de uma personalidade que mais tem feito pela difusão das artes, da cultura e do conhecimento no Estado do Ceará".
Fátima Veras
Reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor)

"Fortaleza tem uma grande tradição em academias, basta lembrar que a Academia Cearense de Letras é mais antiga que a Academia Brasileira de Letras. A escolha do Chanceler Airton Queiroz é muito importante por que vai propiciar um inestimável valor cultural à ACLJ".
Magela Lima
Secretário de Cultura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário