quinta-feira, 23 de maio de 2013

BIOGRAFIA DE EVALDO GOUVEIA

Os acadêmicos Altino Farias, Poti Fontenele,
Evaldo Gouveia e Reginaldo Vasconcelos
O grande diferencial da ACLJ em relação às entidades congêneres é uma agenda cultural movimentada o ano todo.

A próxima grande iniciativa da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo será o lançamento nacional da biografia autorizada do cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia, titular da Cadeira de nº 9, que deverá ocorrer até o final deste ano.

Evaldo, natural de Orós, conta 81 anos de idade, e fez grande sucesso nos anos 40 do século passado como músico e cantor do Trio Nagô, e nos anos 50 e 60 com muitas composições suas de sucesso, no apogeu da chamada era do radio e dos discos de vinil.
Muitos de seus boleros e sambas-canções foram compostos em parceria com o capixaba Jair Amorim, e grande parte deles foi gravada pelo cantor Altemar Dutra – mas também por Ângela Maria e Caubi Peixoto, dentre outros.

Mas Evaldo chegou a compor músicas de outros gêneros, dentre elas dois sambas-enredos da Portela, e até mesmo um tango autêntico, a requerer para sua execução um bandonion, típico instrumento de fole argentino, semelhante ao acordeom. 

Já foram iniciadas as longas entrevistas para o livro, em que o biografado fornece dados de sua infância, de sua juventude, e de sua longa vida artística aos acadêmicos que organizarão a obra.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário