quarta-feira, 20 de março de 2013

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO


 

O Direto da Redação, programa que vai ao ar de segunda a sexta pela TV Cidade, às 8:15h da manhã, apresentado pelos jornalistas e analistas sociais Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ, na edição desta quarta-feira, dia 20 de março, tratou dos temas mais atuais e momentosos.

Em entrevista com o Deputado Federal do PT Eudes Xavier, os apresentadores do programa trataram sobre os esforços da bancada nordestina pela revitalização do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, o secular DNOCS, autarquia federal com sede em Fortaleza que vem sendo injustamente tratada como o patinho feio do serviço público brasileiro.

Segundo Eudes Xavier, o Ministério da Integração Nacional, a que o DNOCS está afeto, tende a esvaziar a instituição, para fortalecer a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a CODEVASF, com sede no Distrito Federal, para a qual pretende transferir todas as verbas destinadas à transposição do Rio São Francisco.

O DNOCS vem sendo sucateado há alguns anos, desde o Governo Fernando Henrique Cardoso, período em que chegou a ser extinto, ato revertido por pressões da bancada do Nordeste no Parlamento da República. Os postos agrícolas e os perímetros irrigados, que já tiveram ótima produção de alimentos no passado, à jusante das grandes represas que o DNOCS construiu, encontram-se hoje abandonados, à míngua de recursos para a sua manutenção.

O engenheiro Cássio Borges, membro desta ACLJ, é um dos grandes defensores do DNOCS, a que serviu por tanto anos, um verdadeiro Jorge da Capadócia lutando contra o dragão da insensibilidade política e administrativa dos últimos Governos Federais, que não levam em conta a belíssima história desse órgão que tantos serviços têm prestado e ainda pode prestar aos estados brasileiros insertos no polígono das secas, na área dos recursos hídricos, na grande açudagem, na irrigação, na implantação de projetos agronômicos avançados. 

Canais de irrigação abandonados no Perímetro Icó - Lima Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário