domingo, 24 de março de 2013

OFICINA DE REDAÇÃO


A ACLJ promoverá a 1ª Oficina Acadêmica de Redação, nos dias 04, 11, 18 e 25 de maio vindouro, no auditório da ACI, visando orientar estudantes de Fortaleza na prática da dissertação, da narração e da descrição, com vistas às provas do Enem e do exame vestibular. Nas manhãs daqueles quatro sábados do mês se transmitirão técnicas e se debaterão temas da matéria redacional.  

Neste mundo atual da comunicação eletrônica se tem estabelecido um contraponto curioso. Enquanto a oralidade dos aparelhos celulares e o jargão simplificado das mídias sociais da Internet têm facilitado a interação entre as pessoas, em contrapartida têm reduzido o estímulo à produção de texto escrito em bom vernáculo português.

A realidade virtuosa é que todos os concursos públicos, a começar pelo Enem e pelo exame vestibular, exigem dos candidatos redações escorreitas, cursivas, presenciais, para garantir aprovação. Isso leva as boas escolas a incluírem a matéria no seu currículo, e faz com que a juventude brasileira se esforce para aprender a escrever corretamente.

Mas a grande mídia nacional acaba de denunciar falhas gravíssimas na correção das redações do Enem, evidenciando que a grande quantidade de provas em cada concurso e o tempo exíguo para se definirem os resultados estão levando os corretores a simplificar o método de trabalho, deixando passar erros gritantes em provas bem avaliadas.

Esse vergonhoso fato certamente fará o Ministério da Educação recrudescer na correção dos futuros exames, provavelmente aumentando o número de profissionais encarregados, o que vai subir o nível de exigência intelectual dos candidatos doravante.

Diante desse quadro a ACLJ resolveu dar o seu contributo à juventude cearense, promovendo essa primeira oficina de redação que, em obtendo êxito, poderá se tornar uma atividade acadêmica regular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário