sábado, 24 de novembro de 2012

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO




No Direto da Redação, programa que vai ao ar de segunda a sexta pela TV Cidade, às 8:15 da manhã, apresentado pelos analistas sociais Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ, na edição desta sexta-feira, dia 23 de novembro, ausente o segundo jornalista por motivo de viagem, Alfredo Marques comentou os assuntos mais momentosos dos cenários local e nacional, e entrevistou o Coronel do Exército reformado Paulo Roberto Costa e Silva, cearense radicado no Rio de Janeiro, que há quatro meses assumiu como Secretário-Geral do Órgão Central da Cruz Vermelha Brasileira.

PINGA-FOGO

Alfredo referiu inicialmente que o Estádio Governador Plácido Castelo, hoje batizado de “Arena Castelão”, será a primeira praça de esporte no Brasil a ter a sua reforma concluída, dentre as tantas que estão sendo construídas ou reformadas com vistas à Copa de Mundo, em 2014.

Pontuou que o equipamento público estaria recebendo grama de origem inglesa, “nunca experimentada por um jumento cearense”, acrescentou com bom humor – e louvou o Governador do Estado, Cid Gomes, bem como o Secretário Ferrúcio Feitosa, pela proeza da sua administração.

Considera este resenhista, no entanto, que somente não é louvável a adoção do termo “arena” para denominar o novo estádio, uma erronia vernacular que segue o modismo mais canhestro.

O vocábulo “arena” significa “areia”, adequado portanto aos coliseus e às praças de touros, pois estádios de futebol são sempre gramados. Ademais, essa palavra ainda evoca a violência dos embates sangrentos, e o nosso futebol precisa ser pacificado, tratado como uma festa, e não uma guerra.

Na sequência, Alfredo Marques comentou o questionamento feito por Elmano de Freitas, o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, derrotado nas últimas eleições, o qual ingressou na Justiça Eleitoral com denúncias de uso da máquina pública pelo seu opositor. O comentarista considera que isso tumultua a política estadual, pois Roberto Cláudio, antes da posse, já tem sub judice a sua eleição.

Comentou ainda o jornalista que o deputado Eunício Oliveira desponta como candidato do PMDB ao Governo do Estado nas próximas eleições, ele que seria o quadro mais proeminente do partido no Estado. O PMDB teria decidido que concorrerá com candidato próprio, e não se sabe como reagirá a isso o governador Cid Gomes, que certamente vai querer fazer o seu sucessor.

Registrou ainda Alfredo Marques que o ex-governador, ex-senador e empresário Tasso Jereissati será a única testemunha cearense a ser ouvida no chamado “processo do mensalão mineiro”, por determinação do Ministro Joaquim Barbosa, do STF, que também fez arrolar um pernambucano de Jaboatão dos Guararapes. “Vamos ver se o Supremo terá a mesma energia e isenção que teve no mensalão do PT” – concluiu Alfredo.

Por fim veio à baila a sucessão para a presidência da Assembleia Legislativa cearense, que transcorre com serenidade, já despontando um nome de consenso, que seria o do Deputado Zezinho Albuquerque, do PSB. 

Mas na Câmara Municipal não há acordo, e a sucessão à presidência pega fogo. Fala-se em dois nomes, o do Vereador Vitor Valim, do PMDB, que pertence à maior bancada de apoio ao Prefeito Roberto Cláudio, e Elpídio Nogueira, do PSB, como uma opção menos votada.

ENTREVISTA

Alfredo iniciou a entrevista apresentando o seu convidado, o Coronel Costa e Silva, já certificando ser “um Costa e Silva do bem”, certamente em referência ao General de mesmo sobrenome que foi um dos Presidentes da República no período de exceção, o qual ficou marcado por pertencer à chamada “linha dura”.

Ressalvando a mera coincidência na profissão e no nome de família, o Cel. Costa e Silva, que é cearense e ex-aluno do nosso Colégio Militar, relatou que até quatro meses atrás conhecia a Cruz Vermelha do cinema, que tanto exibe a sua benemérita atuação, mormente socorrendo as vítimas de guerras e catástrofes, até que foi convocado pelo Conselho de Genebra, Órgão da Cruz Vermelha internacional, para assumir como Secretário-Geral da instituição no Brasil, que então se afundava numa crise.


 A crise era administrativa e financeira, refletindo socialmente quando revistas de circulação nacional divulgaram um escândalo de desvio de verbas da diretoria anterior.

Essa antiga diretoria, atualmente sob investigação do Ministério Público Federal, foi toda ela afastada no dia 11 de novembro, tendo assumido daí em diante um novo Conselho Diretor, composto por notáveis da sociedade brasileira, sob a presidência do advogado gaúcho Nicio Lacorte, delegado da Polícia Federal aposentado, e tendo o Cel. Costa e Silva como Secretário-Geral, todos imbuídos na missão de sanear e moralizar a entidade.

Alfredo indagou então sobre a situação administrativa das filiais estaduais e municipais da Cruz Vermelha, pelo Brasil a fora. O entrevistado informou que há algumas filiais com problema, todas elas sendo objeto de investigação.

A filial do Ceará, segundo ele, ainda está sob intervenção do Órgão Central, acrescentando que sua estada nesta Capital tem exatamente o fito de realizar um relatório circunstanciado para que a Assembleia Geral Nacional que ocorrerá no próximo dia 30 de novembro delibere sobre o seu destino. “Aqui nós encontramos uma situação atípica, pois embora a intervenção administrativa decretada pelo Órgão Central ainda esteja em curso, nós encontramos uma diretoria formalmente constituída”.

Em suma, o Coronel Costa e Silva deixou claro que todos os grandes problemas que o Dr. Nicio Lacorte e ele próprio encontraram na administração da Cruz Vermelha já estão equacionados, afastados os suspeitos, adotado o critério da “lei da ficha limpa” doravante, todas as dívidas negociadas, as despesas bem escalonadas, contratada uma auditoria internacional para constatar os resultados, de modo que a veneranda entidade volta a contar com o mesmo prestígio de antes, pronta para prestar os serviços relevantes que sempre prestou à sociedade brasileira, no socorro às vítimas humanas de toda ordem de tragédias, sinistros e infaustos naturais.        

Reginaldo Vasconcelos
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário