terça-feira, 6 de novembro de 2012

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO





O Direto da Redação, programa que vai ao ar de segunda a sexta pela TV Cidade, às 8:15 da manhã, apresentado pelos analistas sociais Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ, na edição desta terça-feira, dia 06 de novembro, abordaram temas mais atuais do noticiário cearense de mundial, e entrevistaram o empresário Alexandre Pereira, Presidente do Partido Popular Socialista (PPS) no Ceará, companheiro de chapa de Heitor Ferrer nas últimas eleições municipais.


PINGA-FOGO

Freitas Júnior iniciou o primeiro bloco do programa registrando que o Deputado Federal petista José Guimarães pretende discutir a relação de seu partido com o PSB local. Ele pretende retirar Luizianne Lins da presidência do PT no Ceará.

A respeito desse fato, Alfredo Marques pontuou que isso já pode significar barganha de cargos na administração estadual. Freitas considerou que Guimarães talvez esteja capitulando à vitória do PSB – “e está sendo intermediário no entreguismo. A noiva está pronta. Só falta dizer qual é o dote” – emendou Alfredo.

Freitas relembrou que é preciso ficar atento às prefeituras onde a situação não se reelegeu, para evitar o desmonte do patrimônio público municipal. A propósito, Alfredo Marques felicitou o vereador Acrísio Sena, atual presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, que tem se comportado como um estadista. Ele recebeu o prefeito eleito Roberto Cláudio para discutir o orçamento.


ENTREVISTA

Freitas Júnior perguntou a Alexandre Pereira se ele ficou muito aborrecido com o erro das pesquisas, que teriam prejudicado a sua chapa no primeiro turno das últimas eleições municipais.

Ele disse que todos ficaram frustrados, mas que ele se rendeu ao resultado das urnas. Acrescentou que como não concordava com a administração Luizianne Lins, ou ficaria neutro ou aderia à candidatura de Roberto Cláudio no segundo turno - e foi isto que ele fez. E reclamou que o PT teria se aproveitado de declarações descontextualizadas do seu correligionário Heitor Ferrer, para utilizá-las na campanha do segundo turno, dando a entender que este os estivesse apoiando.

Perguntado se ele acredita que Roberto Cláudio será independente no Governo Municipal, em relação ao Governo do Estado, Alexandre revelou que o próprio Governador lhe garantiu que não vai interferir na Prefeitura – “Eu só quero que ele não me atrapalhe” – lhe teria dito Cid Gomes. “Concentração de poder nós teríamos se o Elmano de Freitas fosse eleito, pois todas as forças iriam convergir para eleger a Luizianne ao Governo Estadual” – acrescentou Alexandre Pereira.

Alfredo Marques indagou ao entrevistado sobre a contrapartida que Roberto Cláudio lhe daria, ao que ele respondeu: “Nós não exigimos nenhum cargo em troca do nosso apoio. Mas nós esperamos participar do Governo”. Freitas Júnior lembrou que a diferença foi tão pequena que os apoios recebidos foram fundamentais para a vitória de Roberto Cláudio.

Consultado sobre a possibilidade de coligação do PPS com o PT nacional, Alexandre Pereira afirmou que é mais liberal do que Roberto Freire, presidente do seu partido, que não concorda com nada que o PT faz. Mas diz que, mesmo assim, “com o PT nós não devemos caminhar. Poderemos fechar com a Marina Silva, com o Eduardo Campos ou com o Aécio Neves.

Alfredo lembrou que Aécio Neves talvez não seja a melhor opção, porque ele não vai conseguir escapar do Mensalão do PSDB – com que concordou o entrevistado.

Sobre o próximo cargo a que vai se candidatar Alexandre Pereira diz que ainda não sabe. Mas diz que em outras campanhas já recebeu quinhentos mil votos no Ceará, cento e cinquenta mil em Fortaleza, de modo que acredita que tenha um bom patrimônio eleitoral.

Alfredo Marques quis saber o que tem de comunista no PPS. “Nós entendemos que não há crescimento econômico no comunismo, de modo que divergimos da esquerda tradicional. Alfredo Marques insiste que em virtude da falta de ideologia, nós estamos entregues ao culto à personalidade.

“Eu fui o primeiro empresário cearense a colocar um adesivo do Lula no carro, de modo que me sinto muito à vontade para criticar. Houve muitas coisas boas no governo petista, mas a prática administrativa foi nefasta.” – concluiu Alexandre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário