terça-feira, 10 de agosto de 2021

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (09.08.2021)

REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (09.08.2021)




PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira,  que teve duração de uma hora e meia, nove acadêmicos e um convidado especial. Compareceram ao grupo o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Bacharel em Direito e Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel (Estado do Rio) e o Advogado Betoven Oliveira.

Estiveram presentes também, o Agrônomo e Pesquisador Luiz Rego (Rio das Ostras-RJ), o Juiz de Direito Músico e Professor Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Físico e Professor Wagner Coelho (Rio de Janeiros), o Marchand Sávio Queiroz Costa, o Jornalista Wilson Ibiapina (Brasília), o Advogado e Pesquisador Sionista Adriano Vasconcelos e o Poeta Paulo Ximenes.  




 TEMA DE ABERTURA

O Jornalista Wilson Ibiapina abriu a reunião fazendo um editorial jornalístico sobre o desfile militar que ocorreria em Brasília na manhã do dia seguinte, dez de agosto, um furo de reportagem absoluto, que se antecipou aos noticiários da televisão, que logo depois fizeram o anúncio.

Wilson Ibiapina também anunciou o projeto do Deputado Federal Cearense Danilo Forte, sugerido pelo advogado Paulo Quezado, visando dar o nome de Padre Ibiapina ao trecho cearense da Ferrovia Transnordestina. 

José Antônio de Maria  Ibiapina foi um virtuoso padre católico cearense, nascido em Sobral em 1806, parente do nosso Wilson, que seria o precursor da chamada "opção da Igreja pelos pobres".

A sua conduta humanitária influenciaria positivamente o Padre Cícero, segundo o historiador Nertan Macedo, e negativamente o beato Antônio Conselheiro, que  mistificou a ideologia caridosa que Ibiapina defendia e praticava  mais na frente, distorcida pelos criadores da chamada "teologia da libertação", que mistura fé cristã com radicalismo socialista.     

A Ferrovia Nova Transnordestina (EF-232 e EF-116) é uma ferrovia brasileira, em bitola mista, projetada para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, com extensão total de 1.753 km. No futuro se conectará com a ferrovia Norte-Sul em Porto Franco (MA). 

A ferrovia pertence à Transnordestina Logística S.A., uma subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Embora seja privada, a obra, em finalização, recebeu majoritariamente recursos públicos do Governo Federal, através do Ministério da Integração.



OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS 

Seguindo na mesma temática o grupo passou a debater sobre aspectos sociológicos e antropológicos da vida nacional, analisando a contribuição cultural do ameríndio e do africano na formação da sociedade brasileira.

Compararam-se os povos originais das Américas — os das planícies, os das selvas, os dos Andes, estes mais evoluídos, porém ainda atrelados a misticismos semelhantes aos dos egípcios mais antigos. 

Abordou-se a fatalidade histórica das guerras de conquistas, dos genocídios, da dominação, do escravismo, que as gerações vão superando à medida que as etnias se recompõe, se fundem, e alcançam maior evolução civilizatória. 
 

PERFORMANCES ARTÍSTICO-LITERÁRIAS

Reginaldo, ainda na linha antropológica, leu uma de suas crônicas, intitulada "O Índios do Sertão", do livro "O Passado Não Passa". No texto ele descreve o típico sertanejo nordestino que ele conheceu na infância — e que já não existe mais — hoje globalizado pela tecnologia, a eletrônica, a informática. 

Aluísio disse um lindo poema de sua lavra, intitulada "Sangue", que abaixo reproduzimos. 





    DEDICATÓRIA 

A sessão virtual da ACLJ realizada nestas segunda-feira, dia 09 de agosto, foi dedicada ao Médico Pós-Graduado em Paris, Filósofo, Teólogo, Pedagogo, latinista oficial da ACLJ — o Professor Doutor Pedro Bezerra de Araújo, nas letras, "Pierre Nadie".


Dr. Pedro, um dos mais dedicados membros da ACLJ, assíduo participante das suas reuniões virtuais e presenciais, e frequente colaborador do nosso Blog, está convalescendo no momento 
 com os nossos votos e pronto restabelecimento  e somente por essa justa causa de um fato fortuito não tem estado presente as nossos encontros mais recentes, fazendo falta as suas intervenções proficientes, com que em breve voltará a nos brindar.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário