REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
(09.08.2021)
O Jornalista Wilson Ibiapina abriu a reunião fazendo um editorial jornalístico sobre o desfile militar que ocorreria em Brasília na manhã do dia seguinte, dez de agosto, um furo de reportagem absoluto, que se antecipou aos noticiários da televisão, que logo depois fizeram o anúncio.
Wilson Ibiapina também anunciou o projeto do Deputado Federal Cearense Danilo Forte, sugerido pelo advogado Paulo Quezado, visando dar o nome de Padre Ibiapina ao trecho cearense da Ferrovia Transnordestina.
José Antônio de Maria Ibiapina foi um virtuoso padre católico cearense, nascido em Sobral em 1806, parente do nosso Wilson, que seria o precursor da chamada "opção da Igreja pelos pobres".
A sua conduta humanitária influenciaria positivamente o Padre Cícero, segundo o historiador Nertan Macedo, e negativamente o beato Antônio Conselheiro, que mistificou a ideologia caridosa que Ibiapina defendia e praticava — mais na frente, distorcida pelos criadores da chamada "teologia da libertação", que mistura fé cristã com radicalismo socialista.
A Ferrovia Nova Transnordestina (EF-232 e EF-116) é uma ferrovia brasileira, em bitola mista, projetada para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, com extensão total de 1.753 km. No futuro se conectará com a ferrovia Norte-Sul em Porto Franco (MA).
A ferrovia pertence à Transnordestina Logística S.A., uma subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Embora seja privada, a obra, em finalização, recebeu majoritariamente recursos públicos do Governo Federal, através do Ministério da Integração.
PERFORMANCES ARTÍSTICO-LITERÁRIAS
Reginaldo, ainda na linha antropológica, leu uma de suas crônicas, intitulada "O Índios do Sertão", do livro "O Passado Não Passa". No texto ele descreve o típico sertanejo nordestino que ele conheceu na infância — e que já não existe mais — hoje globalizado pela tecnologia, a eletrônica, a informática.
Aluísio disse um lindo poema de sua lavra, intitulada "Sangue", que abaixo reproduzimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário