SARAU VIRTUAL DA ACLJ
(03.05.2021)
O Presidente Reginaldo Vasconcelos abriu os trabalhos propondo a decretação de ano sabático para a ACLJ, a partir de 04 de maio – data do aniversário de dez anos da Instituição – até o mês de dezembro deste ano.
A medida se impõe em face da impossibilidade de se convocarem Assembleias Gerais, ordinárias e extraordinárias, a dificuldade de se realizarem reuniões físicas entre os acadêmicos, e a inviabilidade da promoção de eventos culturais, tendo em vista a pandemia da Covid-19.
Pela proposta de decretação de ano sabático – que foi acatada pela Decúria Virtual – os acadêmicos se manterão em contato pelas mídias sociais, e manterão contato com a sociedade por meio do Blog da ACLJ.
Todas as medidas administrativas e toda a pauta social da ACLJ serão
protraídas para o próximo ano, sobrestados todos os projetos culturais desenvolvidos
para realização no ano fluente, pelo referido motivo de força maior, imposto
pelo imperioso fato fortuito do advento da doença.
O assunto que dominou a reunião, com a participação de todos os virtualmente presentes, foi a dramática divisão do País entre os atuais apoiadores intelectuais do atual Governo Federal e os defensores dos que se opõem a ele, conflito moral que certamente se vai prolongar até as eleições presidenciais do próximo ano.
O Presidente abordou as dissenções que permeiam a quadratura de acadêmicos, recomendando que todos se abstenham de confrontar o ideário dos que pensem de maneira diversa, para que se mantenha agradável a convivência.
Exaltou a grandeza moral de confrades que dissentem da grande maioria, considerando que, ainda que estejam equivocados, estão convictos de que têm a melhor solução para o País.
No campo das performances literárias, Edmar Ribeiro recitou um poema de Mário Quintana, Pedro Araújo disse um belo texto autoral e Aluísio Gurgel leu um poema do Brandão, artista plástico e sônico cearense, componente do movimento "Pessoal do Ceará", partícipe do histórico festival Massafeira, falecido nesta data de 03 de maio de 2021.
Edmar Ribeiro e Sávio Queiroz encetaram uma boa conversa sobre a arte pictórica, Luiz Rego trouxe ao grupo o relatório de sua existência biológica antes do próprio nascimento, recomendando o site "Poke my Birthday", que permite esse interessante exercício.
Por fim, Reginaldo Vasconcelos leu um trecho do livro Baú de Ossos, do memorialista Pedro Nava, em que ele refere às famílias tradicionais da cidade cearense de Aracati.
Nenhum comentário:
Postar um comentário