segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

COLUNA DO VICENTE ALENCAR

 VICENTE ALENCAR
SEGUNDA-FEIRA
21 DE DEZEMBRO DE 2020
FORTALEZA - CEARÁ - NORDESTE - BRASIL

EDIÇÃO Nº 1907

 

Casa de Livros Usados, Sebo “O Geraldo”, Rua 24 de Maio, 950, aberta de 8 às 16 horas. Livros a partir de 5 reais. A Gerente é a Stela. Telefone: 3226.2557. 

A Música Popular Brasileira de Qualidade – MPBq existe. Não podemos esquecer as vozes de Marília Batista, Carmem Costa, Mauricio Benevides, Carlos Augusto, Gilberto Alves, Roberto Silva, Altemar Dutra, Linda Batista e Miltinho entre muitos outros. 

Cumprimentamos neste último dia 18, pelo seu aniversário: 

– Professor Ary Bezerra Leite, Escritor e Pesquisador do Cinema Brasileiro. 

– Professor Hemetério Dias de Oliveira, exímio na Historia do Brasil. 

O Instituto do Rádio (Cultura em Desenvolvimento) fundado em 30 de Maio de 2016 nos lembra os saudosos colegas: Peixoto de Alencar, Karla Peixoto, Juarez Silveira, Wilson Machado, Gilberto Silva, Jair Monteiro e Adérson Braz, entre outros. 

A Poetisa Tereza Lima Gondim lançou pela Editora  Imprece,  em 2006 o seu livro “Acordes”. “As Poesias são árvores debruadas em prata, e ladeiam o caminho do sonho”, segundo a autora. 

Leia e prestigie os autores brasileiros. Por exemplo: De Joseoly Moreira – o Radialista, Jornalista e Humorista: Minha vida, minha História, que foi lançado nem 24 de Outubro de 2019, no Iate Clube de Fortaleza e continua um grande sucesso. 

A BR-367, no interior de Minas Gerais, em pontos  que ligam Curvelo a Salto da Divisa, em torno de 200 quilômetros, vive um novo momento.  Os 60 milhões investidos pelo Governo Jair Bolsonaro deixa a região em situação brilhante. 

Aí lembramos aquela famosa frase: “Contra fatos não há argumentos! E a cada dia uma realidade: Onde o Governo entra para fazer, ele faz. Aí os incompetentes morrem do coração, pois a raiva é grande. 

A Academia Cearense de Letras tem novo presidente. Encerrar-se-á em Janeiro a administração da Escritora Ângela Gutierrez, assumindo Lúcio Alcântara. Na última semana, exatamente na 5a feira, ele foi eleito por unanimidade. 

Na Academia Cearense de Retórica, colocando em ordem toda situação social e financeira, Francisco Clementino Tizim e Francinete Azevedo, fechando o ano com aplausos. 

Neste final de ano assumimos a direção daquela Casa com a jornada concluída por parte de Neuzemar Gomes de Moraes. Com a ajuda de Deus e dos colegas e amigos esperamos com a ausência do Vírus da China, tenhamos na nossa e nas demais Academias, momentos de tranquilidade como antes de 2020 acontecia. 

Por sinal, Neuzemar Gomes de Morais está dando cifras finais ao seu novo livro, que vai destacar os seus pronunciamentos nos últimos 10 anos. 

A Academia Cearense de Engenharia, surpreendentemente, deixou o prédio do Crea, onde funcionava desde sua fundação. A notícia soou esquisita de repente. 

Sociedade Cearense de Geografia e História estará com suas reuniões em novo estilo, na jornada de 2021. 

Também a Academia Cearense de Cultura e Arte (ACCA) e a Terça-Feira em Prosa e Verso. 

As declarações a uma parte da imprensa, por parte do ex-deputado federal Roberto Jefferson e presidente der um dos partidos de prestígio na nossa República, causaram grande “furdunço” no País como gostam de dizer os frequentadores da Praça do Ferreira. 

Ele se reportou a dois magistrados brasileiros, sendo um deles cognominado “Carmem Miranda”, e o outro, “Boca de Veludo”. As redes sociais ganharam milhares de comentários e continuam. Roberto Jefferson deu boas risadas, pois foi provocado pelos apresentadores do programa onde se expressou. 

Afinal, o ridículo também faz parte da Escola de Samba da vida! 

Alguns dos integrantes da Imprensa Marron, por pouco não tiveram infarto nas últimas horas em face das declarações do Presidente da República Jair Bolsonaro. Coitados! 

As obras que estão sendo entregues pelo Governo,  a liberação de verbas importantes, neutralizam as bobagens de João Dória e seus colaboradores até de outros Estados. O desespero é visto no rosto dos descontentes com o Governo JB. 

Ledo e prestigiando os escritores brasileiros encontramos “Medida das Palavras”, da cearense Maria Thereza  Leite. Escritora de méritos, ela conquistou, em 2014, com este romance, o Prêmio Osmundo Pontes, merecidamente. Quem ainda não leu deve fazê-lo. 

O saudoso Trovador cearense Afonso Nunes de Sena, cuja memória deveria ser lembrada face o talento com que escreveu nos deixou uma magnífica: 

Alguém me disse uma vez
e eu tomei por verdade
Deus aprendeu Português
para saber o que é Saudade.

A Academia Cearense de Médicos Escritores-ACEMES reuniu um bom número de Titulares na confraternização de final de ano. José Maria Chaves torce para que a Pandemia acabe logo e todos possam se reunir. 

Foi reverenciada a bela carreira de Francisco José Pessoa de Andrade Reis, o Pessoinha, que foi roubado do nosso convívio este mês. É imensa a saudade que deixou junto aos amigos. 

As pessoas que frequentam a Praia das Fontes lamentam profundamente a situação em que se encontra o calçamento que dá acesso a Avenida Mestre Assis, acesso à localidade do Diogo. Logo após a Peixada do Zé Maria e início da Avenida que, por sinal, não é asfaltadam sequer calçamentada, o calçamento está incrivelmente ruim, cortando pneus dos veículos. 

“Poemas em Sinfonia Lírica”, um dos filhos literários do Médico e Escritor José Maria Bonfim, é realmente uma obra que merece toda a nossa atenção. 

Aristides Sousa Neto, da Sociedade Cearense de Geografia e História, ainda não se sente à vontade para “dar uma volta nos sebos”. A Pandemia mantém muita gente em Casa. E todos estão certos. 

Poeta R. B. Sotero, de Camocim, continua recebendo os elogios dos mais merecidos de todos aqueles que tomam conhecimento dos seus livros. Nesta época de Pandemia ele está sendo muito mais lido. 

Marcelo Leal, escritor, que é especialista em Luiz Gonzaga (O Rei do Baião), é autor também de “A outra face da Polícia Militar”, editado pela LCR em 2013. 

Relembrando o imperador romano Tiberius: “O bom pastor tosa as ovelhas, mas não as esfola”. 

Durante a campanha das ultimas eleições mas autoridades politicas não se preocuparam com as manifestações populares. Passado o pleito, varias medidas foram tomadas, segundo eles, a favor da Saúde. Antes não estavam ligando muito para participação da população nas manifestações ante a Pandemia. Dois pesos e duas medidas. 

O Clube dos Tetéus (não dorme ninguém), do Radialista e Jornalista Colombo Sá, continua fazendo falta no começo da madrugada. Uma pena que tenha saído da programação. 

O Governador César Cals, que também construiu o Centro de Convenções na Água Fria, que derrubaram criminosamente neste ano, transformou a antiga Casa de detenção (Cadeia Grande) na Empresa Cearense de Turismo (Encetur), com as celas sendo transformadas em locais de venda de artesanato. 

As celas do Instituto Penal Paulo Sarasate, que vai se acabar com o cupim, estão fechadas, mas tem água, energia, estacionamento, espaço e muito mais. Poderiam ser convertidas em quartos de tratamento parta os doentes. “Babau, tia Chica” – diz o dentuço. 

O Instituto do Rádio (criado em 30 de maio de 2016), lembrando Bambam Vieira,  Ciro Saraiva, Haroldo Celino, Cirênio Cordeiro, Bonifácio de Almeida, Carlos Alberto e Tarcísio Tavares, que já não estão entre nós. 

Quando a praça Dr. Carlos Studatr, em frente ao Hospital do Exército, na Av. Desembargador Moreira, vai se livrar dos fedorentos e chatos gatos que tomam conta do seu território? Quem tem coragem de responder? Aquelas senhoras que todos os dias alimentam os bichanos deveriam levá-los para suas casas. 

Lamentavelmente o Rádio Cearense, AM e FM, não roda  mais Elza Soares. Quando apresentava meu Programa, às 22 horas, algumas vezes colocava. Atualmente está esquecida. 

Mas as músicas que gravou continuam lembradas. Entre outras: “Se Acaso Você Chegasse”, Casa de Turfista... Cavalo de Pau”, “Mulata Assanhada”, “Era Bom”, Samba em Copa, “Teleco-Teco nº 2”, “Cartão de Visita”, “Nêgo Tu... Nêgo Vós... Nêgo Você e “Tenha Pena de Mim”, são alguns dos seus sucessos. 

O pesquisador João Vieira, um dos nossos colaboradores, lembra com saudade as musicas “da nêga veia do Garrincha”, como se dizia no Rio de Janeiro. 

Faleceu na semana passada, em São Paulo, o ex-lateral esquerdo e ex-treinador Marcelo Veiga. Aos 56 anos foi mais uma vitima do Covid-19. Ele jogou com muito sucesso durante uma  temporada no Ferroviário Atlético Clube.

 

TROVAS & CIA

 
Anoitece... o céu desmaia!
Bate o sino – Ave Maria.
E o mar revolto se espraia
Chorando a morte do dia.
FERNANDO CANCIO

 

Só quando as lágrima fria
rolou no seu rosto lindo
compreendi que ela sofria
embora estivesse rindo!
PEREIRA DE ALBUQUERQUE

 

No sonho lindo que tive,
sonhei que sonhava bem,
é sonhando que se vive,
sonha, amor, você também.
NEIDE AZEVEDO LOPES

 

Livraria do Escritor Cearense com o comando  do livreiro, poeta e escritor Gonzaga Mota, Ex-Governador do Ceará. 

Fica na Rua Beni Carvalho, 159, Conjunto 104, entre as Avenidas Entre as Avenidas Virgílio Távora e Desembargador Moreira.Aqueles que me perguntam como enviar notícia para  nós, lhes adianto o nosso e-meio:

vicentealencar25@yahoo.com.br.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário