quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

NOTA ACADÊMICA - Sarau Virtual da ACLJ (15.12.2020)

 SARAU VIRTUAL DA ACLJ
(15.12.2020)

   

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) promovia, nas noites de terça-feira, na casa de bebidas finas Embaixada da Cachaça, um poetry slam, consistente em um pequeno sarau de poesias, prosa poética e performances musicais acústicas ao vivo, segundo uma prática que começou nos EUA e se difundiu pelo Planeta.


   
Mas essa rotina cultural saudável foi interrompida pela pandemia de Covid-19, e então o grupo de habitués passou a se reunir virtualmente nas noites de terça-feira, em que acadêmicos, artistas, intelectuais e poetas em geral, frequentadores daquele reduto boêmio e cultural, matam a saudade e mitigam a carência de convívio, mantendo em atividade a ACLJ, apesar do isolamento social obrigatório.




PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta terça-feira, que teve duração de 50 minutos, 13 participantes. Compareceram o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Bibliófilo José Augusto Bezerra, o Engenheiro e ex-oficial de Marinha Humberto Ellery.

Também estiveram no grupo virtual o Agente de Exportação Dennis Vasconcelos,  o Marchand Sávio Queiroz Costa, o Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel, o Advogado, Político e Ativista Ambiental João Pedro Gurgel e o Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos. 




TEMA DE ABERTURA

O Presidente Reginaldo Vasconcelos abriu os trabalhos apresentando a arte final do Troféu Empreendedores Brasileiros, que no próximo dia 22 será outorgado ao empresário cearense Alexandre Sales, pelo seu vitorioso investimento em triticultura no Ceará, que obteve vultosa produtividade, mesmo não sendo o trigo uma cultura tradicional da Região. 

ASSUNTOS ABORDADOS 

Esgotados os temas administrativos e sociais, o grupo passou a conversar sobre os grandes empreendedores locais, sobre a genealogia cearense, sobre o Padre Cícero Romão Batista, sobre o fenômeno do cangaço, envolvendo ascendentes sertanejos de acadêmicos da ACLJ.

 
DEDICATÓRIA


A sessão virtual da ACLJ realizada nesta terça-feira, dia 15 de dezembro, foi dedicada ao Confrade Augusto Borges, homem de teatro, rádio e TV, cuja história pessoal se confunde com a história da televisão no Ceará, como ator de teleteatro, mestre de cerimonia do evento denominado "Sete Dias em Destaque", pela TV Ceará Canal 2, dos Diários Associados, nos anos 60, e principalmente pela apresentação do Show do Mercantil, espaço televisivo em que foram lançados todos os talentos do Pessoal do Ceará. Augusto Borges, que há muitos anos apresenta o Programa Ontem Hoje e Sempre na TVC, octogenário, convalesce de doença incapacitante, possivelmente em consequência de um acidente vascular cerebral.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário