quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

CRÔNICA - Desabamentos Silenciosos (HE)


DESABAMENTOS
SILENCIOSOS
Humberto Ellery

32  [...] ali alguma pessoas Lhe trouxeram um homem que era surdo [...] 34 [...] então voltou os olhos para o céu e, com um profundo suspiro disse-lhe: ¨EFATÁ!¨, que significa ¨abre-te¨. 35 Com isso os ouvidos do homem se abriram. (Marcos, capítulo 7, versículos 32 a 35)


Em meados de outubro desabou em Fortaleza o edifício Andréa, com grande repercussão na Cidade. Em que pese o reduzido número de vítimas, a população quedou entristecida, pois enquanto alguns perderam patrimônio, outros perderam o próprio lar, e uns poucos perderam o valor maior – a vida.

O troar do desabamento ainda ecoava nas ruas da Aldeota, a poeira ainda não se assentara, quando se ergueu espontaneamente no meio do povo um formidável movimento de solidariedade e apoio aos atingidos pela tragédia.

Desde o gesto generoso e importante dos mais ricos, até o gesto singelo, mais simbólico que eficaz, dos mais humildes, a cidade inteira se deu as mãos e tratou de amenizar o sofrimento das vítimas. Foi comovente, foi grandioso, foi o meu povo!

E é a este povo maravilhoso, de minha heroica Fortaleza, que me dirijo para falar de outros muitos desabamentos que estão ocorrendo diariamente nas periferias mais pobres de nossa querida cidade.

Diariamente dezenas de crianças estão morrendo no desabamento de um triste prédio chamado “Doenças Infantis Facilmente Curáveis”. Dezenas de jovens estão morrendo esmagados pelo assustador desabamento de um prédio  chamado “Guerra do Tráfico de Drogas”. Mulheres também estão sendo impiedosamente dizimadas, abatidas pelas mãos que deveriam antes protegê-las, no desabamento de um grotesco edifício chamado “Feminicídio”.

Trabalhadores estão sendo atingidos, alguns conseguem escapar com vida, mas assistem à morte de seus sonhos, de sua dignidade, de sua esperança, esmagadas nos escombros de um tenebroso edifício chamado “Desemprego”.

Aproveito então esse tempo de Natal, quando, mais que nunca, nossos corações estão transbordando de ternura, compaixão e amor, para conclamar o meu povo: Vamos juntos, mais uma vez, nos dar as mãos, e em uníssono gritarmos, em alto e bom som: EFATÁ! Vamos destampar nossos ouvidos para o terrível ribombar do derruimento cotidiano desses prédios que, miseravelmente, desabam em silêncio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário