sexta-feira, 11 de setembro de 2015

NOTA ACADÊMICA - Revista Palma Serrana


REVISTA PALMA SERRANA


A Nova Arcádia Palmaciana, cuja divisa é a sentença latina Palmam qui meruit ferat  significativa da ideia de que "Aquele que conquistou a palma que a conduza"  vem de instituir um periódico semestral para escoamento “midiático” da produção científica, artística e cultural dos seus árcades.

O primeiro número circulará, editado física e eletronicamente, em dezembro próximo, com matérias de teor geral, porém, nas edições seguintes, os conteúdos serão temáticos, ou seja, cobrirão áreas específicas de substratos do conhecimento.

De preferência, os assuntos hão de se vincular ao Município de Palmácia, de onde procedem todos os imortais, que, a igual das antigas arcádias de Portugal, têm criptônimos incluindo nomes de deidades da mitologia helênica, como, por exemplo, o do árcade aclamado Presidente ad hoc, Fernão de la Roche d’Andrade Sampaio – Eládio Dionisio.

A fundação da Revista ocorreu em reunião da Arcádia Nova, na Sede do Município, no dia 22 de agosto recém-terminado, com a participação de 32 imortais-árcades, presidida – antes da aclamação do Presidente  pelo idealizador do mencionado Sodalício – Prof. Vianney Mesquita* (Jovem Chronos) – acadêmico-titular do nosso Silogeu.

O causídico palmaciano Dr. José Damasceno Sampaio (Adamastor Urano), imortal pertencente à Academia de Letras Maçônicas do Estado do Ceará-ALMECE e atual presidente da Academia Cearense de Letras Jurídicas, restou incumbido, com uma comissão, de preparar o Estatuto e o Regimento da Instituição, os quais serão submetidos a uma assembleia de árcades no dia 24 de outubro que vem.

A Arcádia Nova Palmaciana tem como efígie identificadora a deusinha Thyke helênica (correspondente à deidade Fortuna, na ideação mitológica romana), a qual representa, entre outras alegorias, a personificação da boa fortuna, do acaso, capricho e sorte, trazendo a ideia da divindade tutelar responsável pela prosperidade e riqueza de uma cidade.

A sede da Palma Serrana é o Solar dos Sampaios, na praça Padre Perdigão Sampaio, em Palmácia, residência do Presidente, Fernão, e de sua genitora, árcade Lúcia Andrade da Rocha Sampaio (Iolita Polínia), onde estão sendo recebidas as colaborações, inclusive por correio eletrônico [fernaosampaio@yahoo.com.br].

Entre outros, os árcades Maria Célia Mesquita Molinari (Cleonice Danae), Maria Amélia Sampaio Silveira (Amélia Antíope), Iolanda Campelo Andrade (Iolanda Athena), Junior Holanda (Ari de Teseu), Robério Telmo Campos (Robério Júpiter) João Teixeira Jr. (ainda sem criptônimo), Risoleta Muniz (Vitória Hera) compareceram à solene sessão.

Convém informar, por oportuno, o fato de que este Blog está aberto à colaboração de todos árcades da Arcádia Nova Palmaciana, consoante já ocorre com Vianney Mesquita, Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira (Artur Zéfiro) e Iolanda Andrade (Iolanda Athena), pelo correio eletrônico [academiacearense@gmail.com].


*Vianney Mesquita é Membro Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da ACLJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário