sábado, 26 de setembro de 2015

CRÔNICA - Praia do Ideal (RV)

PRAIA DO IDEAL
Reginaldo Vasconcelos*


O encontro entre um ser convulso e um outro ser, manso mas escaldante, tal como o mar e a areia da praia ao meio dia, se repete continuamente entre os jovens que deslizam da cidade ao fim de semana em direção à orla idealense, um trecho estreito que mal excede a um quarteirão, e que o Ideal Clube escraviza como seu.

A areia do Ideal foi sempre ideal para o amanho da paixão, no diálogo lúdico das conquistas, nos olhos de água e nos dentes de sol das sereias que a frequentam, na abordagem despretensiosa dos homem caçador, na verdade repleto em pretensões. O mar, sempre cúmplice e alcoviteiro, com o seu contorcionismo lúbrico.

Amor e sol, sal e amavios, namorice e maresia. Neste jogo se sucedem gerações, que se renovam e mudam de hábitos, mas jamais esquecem aquela praia. Só o fazedor de caipirinhas, monumento de ébano, testemunha as coisas e o tempo como uma estátua viva.

Há vinte anos o negro Sebastião vende ali boa limonada, juntando em cada copo três dedos de vertigem, que põem as ideias em tobogã, as cores mais vivas, o tempo doce, o corpo leve, a vida mais fácil. O hercúleo Sebastião e os coqueiros gigantes permanecem na paisagem da Praia do Ideal, por mais que o tempo passe, porque o mais é flutuante.

Volto ali uma vez, tantos anos depois, e descubro que em nenhum rosto me encontro mais, de todas as rodas íntimas tão queridas do passado. Nenhum conhecido. No entanto, uma menina lê para outra uma carta cursiva, e distante percebe articular no fim da missiva a sentença “te amo, te amo, te amo”.

Não ouvi as palavras, pois ruge a onda, bate o frescobol, deblateram meninos, na balbúrdia organizada de uma praia. Mas li nos lábios de uma das moças a velha frase, e lembrei-me de já tê-la dito eu mesmo ali, e de já tê-la ouvido ali mais de uma vez, uma delas no inglês da Tony Harn: “I love you”.

Descubro então que os rostos mudam, mas a Praia do Ideal é sempre a mesma, e a ela outras Glaúcias, outras Graças, outras Anelenas semi-apaixonadas comparecem, levando na bolsa e na alma o documento do seu amor.



Nota do autor:

Crônica produzida e publicada no Jornal Diário do Nordeste em setembro de 1984, e no livro Traços da Memória – Laços da Província-Volume I, em 1992. Hoje a Praia do Ideal sofreu aterro de engorda e se descaracterizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário