sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ARTIGO - Preconceito (NZ)

PRECONCEITO
Nirez*

A crise econômica que nos atinge é uma crise mundial que nos atingiria da qualquer forma  fosse o governo de qual partido fosse. Se analisarmos os atos dos dois governos petistas, veremos que cometeram erros crassos, mas vários governos também assim o fizeram.

O governo atual já reconheceu os erros, está trabalhando ardentemente para sair da crise, apesar do congresso que temos. Infelizmente temos carência profunda de lideranças. Penso que no momento como atual, a pior coisa seria o “impedimento” da Presidente Dilma. Quem assumiria? O vice é uma lástima; o Cunha, também; o Renan, nem se fala. Nova eleição? O povo, mal informado como é, elegeria qualquer degenerado que se opusesse ao atual governo.

Já pensou se no meio dessa crise fosse eleito um elemento da extrema-direita? Eles são mil vezes piores que os petistas. Aliás, não sei o que faz esse "S" (de socialista) na sigla do PSDB, que tem se mostrado o mais direitista de todos os partidos, bem mais que o DEM (Os democratas vindos do PDS, que por sua vez vieram da Arena).

O momento atual é dos verdadeiros democratas e patriotas procurarem ajudar o governo a sair desse buraco, e depois disso conseguirem uma maneira de fazer uma reforma política, em que nos deem verdadeiros candidatos para votarmos. Nos últimos 15 anos só tenho votado nos menos ruins, para não deixar subirem as piores pragas. Não nos são dadas boas opções; ou você vota no cão ou vota em lúcifer.

Tudo o que se fizer em favor de nossa pátria deve ser feito agora. Unamo-nos, assim como nos unimos durante a Segunda Guerra. Depois das tempestades sempre vem a bonança, e durante ela, aí sim, poderemos criticar, apontar erros, procurar debater, apontar saídas. Não basta criticar. Toda crítica deve apontar soluções.

No caso da Petrobras, se ocorresse no governo de Fernando Henrique, nem haveria CPI, como não houve – e já havia a corrupção por lá. A lei contra a corrupção, editada no governo Itamar, foi posta de lado em seu governo, e todas as denúncias contra roubos, desvios e corrupção tinham o mesmo destino da "pasta rosa". Por que se faz tanto alarde por qualquer malfeito do governo atual, se NADA se dizia no governo FHC?

O brasileiro, por natureza, é oportunista. Todos são a favor da lei do Gerson, e querem que os que governem sejam exemplos de virtude. Como pode, se todos eles saem do povo? O jeitinho brasileiro é dado para tudo: não se recolhe impostos, não se paga multa, compram-se juízes, rouba-se em todos os recantos da Nação.

Enquanto nós aqui malhamos e desrespeitamos Lula, unicamente por suas origens – é o velho preconceito – o resto do mundo lhe rende homenagens com medalhas, títulos e até estátua. É preciso que vejamos naqueles que governam suas qualidades e seus defeitos. Que deixemos de lado os preconceitos e reconheçamos que, após a ditadura, o único presidente que tivemos que pode ser assim chamado foi Lula, e que ele colocou o Brasil numa posição privilegiada no cenário mundial.

Da maneira como o Congresso age, é impossível que seja feita uma reforma política. Se queremos uma reforma política, só há um meio: formar uma Assembleia Constituinte para elaborar uma nova Carta, após a qual seus membros não possam se eleger por, pelo menos, 15 anos. Se ficar como está, é como colocar raposas para cuidar do galinheiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário