segunda-feira, 24 de outubro de 2011

NOVOS ACADÊMICOS

Definidos os nomes dos intelectuais que ocuparão as quatro cadeiras ainda vagas para membros titulares da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo.

A Diretoria reuniu-se e deliberou que havendo quatro pretendentes qualificados, com candidaturas regularmente propostas e registradas, nenhum dos quais sofrendo restrições, eles tomarão posse das quatro cadeiras das quarenta que perfazem o número máximo para efetivos titulares, segundo o Estatuto da entidade.

Ricardo Guilherme
Professor Alves Fernandes
Paulo Aragão
Os novos acadêmicos serão o advogado e professor Paulo Maria de Aragão, ativo literato (proposto por Adriano Vasconcelos); o jornalista, poeta, ator e teatrólogo Ricardo Guilherme (proposto por Mônica Silveira); o professor e bibliófilo José Alves Fernandes (proposto por Karla Karenina); o jornalista e empresário Marcos André Borges (proposto por Reginaldo Vasconcelos).

Marcos André e a mulher Carla
As quatro personalidades citadas ocuparão as cadeiras de números 37, 38, 39 e 40, cujos Patronos Perpétuos são, respectivamente, o jornalista e historiador Rodolfo Espíndola, o jornalista Cláudio Pereira, o publicitário Tarcísio Tavares, e o jornalista e escritor Blanchard Girão.  A solenidade de posse está marcada para o dia 15 de dezembro deste ano, na sede da ACI.


Márcio Catunda
Como Acadêmico Efetivo Correspondente, tomou posse na Cadeira de nº 43, cujo Patrono Perpétuo é o insigne e saudoso historiador Joaquim Catunda, o poeta e diplomata Márcio Catunda Ferreira Gomes, atual Chefe do Setor de Imprensa e Divulgação da Embaixada do Brasil em Madri, onde reside. A proposta de seu nome foi feita pelo confrade Aluísio Gurgel.

Também ingressará na ACLJ o grande artista cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o famoso Chico Anysio, na condição de Acadêmico Benemérito, por proposta da confreira Karla Karenina, que encarnando a  personagem Meirinha trabalhou com o grande comediante no programa de televisão Escolinha do Professor Raimundo, da Rede Glogo, que ele protagonizava.
Foto: Nely Rocha

A solenidade de entrega do diploma de Chico Anysio será no Rio de Janeiro, onde ele reside, no dia 14 de novembro próximo, segundo acertado entre Karla e a sua assessoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário