quinta-feira, 6 de outubro de 2011

HABEMUS NOBEL 2011

Foi anunciado neste dia 06 de outubro que o poeta sueco Tomas Gösta Tranströmer, de 80 anos, semiparalisado e emudecido por um AVC em 1990, receberá o Prêmio Nobel de Literatura de 2011.

Tomas Tranströmer, cuja poesia foi traduzida para mais de 60 idiomas, inclusive o português, em Portugal, é considerado o mais importante escritor escandinavo desde a Segunda Guerra Mundial.

Ele escreve sobre a morte, a história, a memória, e é conhecido pelas suas belas metáforas. É um poeta que tem uma produção pequena – "não é prolixo" – como disse no final do anúncio de seu nome o secretário da Academia Sueca, em Estocolmo, o historiador Peter Englund. 


No meio da vida acontece que a morte surge e mede o homem. A visita é esquecida e a vida continua. Mas o fato está feito, silenciosamente.Tomas Tranströmer

Importante notar que havia 40 anos que um autor sueco não recebia o prêmio – e a Suécia é o país sede desse concurso mundial. No ano passado a distinção foi atribuída ao escritor peruano Mario Vargas Llosa. O prêmio tem um valor pecuniário de dez milhões de coroas suecas (cerca de um milhão de euros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário