quarta-feira, 22 de junho de 2022

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (20.06.2022)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (20.06.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de quarenta minutos, seis acadêmicos.  O Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Especialista em Câmbio e Comercio Exterior Stenio Pimentel (Rio de Janeiro - RJ),   o Agente de Exportação Dennis Clark (Maringá - PR), o Advogado e Sionista Adriano Jorge, o Procurador da UFC Edmar Ribeiro, e o Médico, Professor e Latinista Pedro Coelho de Araújo . 

Justificaram ausência o Jornalista e Sociólogo Arnando Santos, o Físico e Professor Wagner Coelho (Rio de Janeiro (RJ), e o Publicitário e Marchand Sávio Queiroz Costa. O convidado especial, Dr. Betoven Oliveira, justificou ausência com motivo de saúde. 
 

TEMAS ABORDADOS

Na reunião virtual da ACLJ desta segunda-feira os participantes conversaram sobre arte pictórica, a partir de uma reminiscência de Edmar Ribeiro, sobre um padeiro espanhol da sua infância no Acre. Nascido na Galícia, o padeiro tinha o sobrenome "Miró", o mesmo do grande pintor catalão Joan Miró i Ferrà (1893-1983).


A partir desse tema Reginaldo lembrou o nosso Chico da Silva, narrando que ele foi levado pelo Banco do Estado do Ceará a pintar um de seus quadros para o acervo da instituição, durante a inauguração da nova Agência da Aldeota, depois rebatizada de Evilásio Miranda.

A propósito disso, Stênio, que também foi funcionário daquele Banco, acrescentou que esse referido quadro pintado durante a inauguração da agência bancária, em 1978, não tinha boa qualidade. Só então se tomou conhecimento de que o grande pintor não desempenhou bem naquela noite porque estava sóbrio e nervoso, pois ele já declarara que os seus galos e peixes fantásticos lhe vinham de suas etílicas visões.


Desenvolvendo o mesmo assunto Edmar lembrou que certa vez visitou o Chico da Silva em seu atelier, no Bairro do Pirambu, acreano como ele, o qual insistia que o visitante se sentasse em um banco alto, em que ele não tinha como se acomodar.  

Na sequência, comentou-se a solenidade de posse na Academia Cearense de Letras do poeta, repentista, violeiro, cordelista, intelectual de escol,  Geraldo Amancio, Membro da ACLJ, neste dia 21 de junho. 

Ele, que foi eleito, e empossado em dezembro de 2018, na Cadeira de nº 28 da nossa Academia de Jornalismo, patroneada por Patativa do Assaré, ocupará agora a Cadeira de nº 14 da veneranda Casa de Tomás Pompeu Sobrinho.



Ao centro o Presidente da ACL, Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara, à sua direita o
Vice-Presidente, Juarez Leitão, e Geraldo Amâncio, à esquerda.  

Infelizmente toda a delegação acelejana que se prontificara a assistir à posse de Amancio na ACL não pode comparecer, por motivo de saúde na família, em face do surto de gripe que se seguiu ao período de chuva extemporânea em Fortaleza. Estavam escalados o Presidente Reginaldo, o Presidente Emérito Rui Martinho Rodrigues, o Secretário-Geral Vicente Alencar, o Segundo-Secretário Adriano Vasconcelos e o membro da Decúria Diretiva Arnaldo Santos. 

Por fim,  Reginaldo apresentou o projeto de se fazer uma homenagem às mulheres cearenses que se têm destacado nas suas profissões, notadamente aquelas que conquistaram funções executivas no mundo empresarial e na administração do serviço público, notadamente a atual Governadora do Estado, a Profa. Izolda Cela, a primeira mulher a ocupar o Governo Estadual, depois de mais de 200 Governadores, nos 419 anos de emancipação desta Unidade da Federação. 


DEDICATÓRIA
 
A reunião virtual desta segunda-feira, dia 20 de junho de 2022, foi dedicada à jovem médica cearense Luciana Aquino, pela forma humana, carinhosa e eficiente com que ela se dedica a cada um dos pacientes que atende na emergência do hospital em que trabalha.


Notadamente com os idosos que atende ela tem um comportamento filial, uma atenção desvelada, se necessário os acompanha aos exames, trabalhando em absoluta sintonia com colegas de outras especialidades.   

A Dra. Luciana é um autêntico "anjo de esmeralda", que cumpre o juramento de Hipócrates com exação excepcional, trazendo para si a missão de diagnosticar e medicar com segurança, mas, principalmente, de inspirar confiança e levar tranquilidade àqueles para os quais ela exercita a sua clínica.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário