sexta-feira, 24 de junho de 2022

ARTIGO - Revisão Textual (VM)

Academia Cearense da Língua Portuguesa – Hora do Vernáculo – Sessão de 30.05.2022 – Vianney Mesquita – Cadeira número 37. 

 

REVISÃO TEXTUAL
Vertente de Comicidade
Vianney Mesquita*

 

                                                                      

 

A língua é o trajo do pensamento. Samuel Johnson – ou Dr. Johnson – pensador e literato inglês. (Lechfield, 18.9.1709; Londres, 13.12.1784).

 

 


RESUMO


Relata, sumariamente, a tarefa de revistar escritos, nomeadamente os de teor acadêmico. Demonstra a necessidade absoluta de os produtores textuais recorrerem a um profissional experto em Língua Portuguesa e experiente em operações de pesquisa stricto sensu. Exprime, sob o ponto de vista pessoal, o ensejo de se deleitar com os causos interessantes advindos de alguns autores. Mostra a constante ocorrência de deslizes, não apenas de natureza linguística, como também o mau vezo das repetições de vocábulos e sentenças, redundâncias e outras manias arraigadas nos escritos de cariz científico no Brasil. Aponta vocábulos e dicções evitáveis pelos escritores deste jaez, os quais os revisores hão de substituir quando submetidos ao seu crivo.

ACIONE O LINK ABAIXO
PARA ACESSAR A
O TEXTO NA ÍNTEGRA

https://drive.google.com/file/d/1-V0t6f_A-dr86zltU1Y1AhR-E9h5mhkM/view?usp=sharing 





Nenhum comentário:

Postar um comentário