terça-feira, 28 de junho de 2022

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (27.06.2022)

REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (27.06.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora e meia, oito acadêmicos.  O Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Especialista em Câmbio e Comercio Exterior Stenio Pimentel (Rio de Janeiro - RJ),  o Advogado e Sionista Adriano Jorge, Juiz de Direito Aposentado,  Advogado e Professor Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Jornalista Wilson Ibiapina (Brasília-DF), o Agrônomo e Poeta Paulo Ximenes, o Marchan e Publicitário Sávio Queiroz Costa e o Físico e Professor Wagner Coelho.   

 


TEMAS ABORDADOS

Na reunião virtual da ACLJ desta segunda-feira os participantes conversaram sobre a realização do evento intitulado "Tributo a Augusto Pontes", previsto para o dia 17 de setembro, em que serão agraciados integrantes do movimento "Pessoal do Ceará", na década de 70, do qual Augusto Pontes foi participe e maior incentivador.

O Presidente Reginaldo abordou em seguida a homenagem que a ACLJ deverá prestar a mulheres cearenses da atualidade que se destacam em seus respectivos ramos de atividade, tendo sido sugeridos alguns nomes, e decidido que a medalha que lhes será outorgada receberá o nome de Medalha Rachel de Queiroz.

  

Wilson Ibiapina apresentou o livro que está lendo no momento e que recomenda, da lavra do jornalista e biógrafo Fernando de Morais, intitulado "Montenegro", tratando sobre o militar cearense Casimiro Montenegro Filho, criador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aero Espacial, embriões da Embraer e do Correio Aéreo Militar.

Ao final, Aluísio Gurgel apresentou uma performance literária, lendo os primeiros versos do longo poema "Tabacaria", de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa.

TABACARIA

Álvaro de Campos

 

 

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
Janelas do meu quarto,
Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é
(E se soubessem quem é, o que saberiam?),
Dais para o mistério de uma rua cruzada constantemente por gente,
Para uma rua inacessível a todos os pensamentos,
Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente certa,
Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos seres,
Com a morte a pôr umidade nas paredes e cabelos brancos nos homens,
Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada de nada.
Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.
Estou hoje perplexo, como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro.
Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.
A aprendizagem que me deram,
Desci dela pela janela das traseiras da casa.
Fui até ao campo com grandes propósitos.
Mas lá encontrei só ervas e árvores,
E quando havia gente era igual à outra.
Saio da janela, sento-me numa cadeira. Em que hei de pensar?


   

FOTOFOFOCA

Na década de 60 foi lançada uma publicação intitulada “Fotofofoca”, que se constituía em fotografias captadas pelos repórteres brasileiros, com artistas e políticos surpreendidos pelas câmaras em posturas ou com expressões jocosas, suscitando balões de imaginários diálogos cômicos. 

Seguindo a mesma ideia, inserindo uma seção de bom humor neste Blog da ACLJ, selecionamos prints realizados durante a reunião virtual, em que os participantes foram flagrados com expressões curiosas e engraçadas. 

Paulo Ximenes parece estar tocando gaita, enquanto Adriano  parece estar ouvindo a música que ele emite. Já Wagner Coelho parece estar gritando freneticamente, e Wilson Ibiapina tentando tapar o ouvido. Sávio também parece uivar, incomodando Wilson, e mais embaixo coça a cabeça em gesto simiesco, que Aluísio parece imitar. Em destaque, Sávio Queiroz reage à crítica mostrando o dedo médio.  

Para ver um mosaico com as imagens referidas acione o link abaixo.    




DEDICATÓRIA
 
A reunião virtual desta segunda-feira, dia 27 de junho de 2022, foi dedicada à memória da jornalista cearense Sandra Chaves, falecida nesta data, vítima de uma recidiva de câncer na faringe, contra o qual lutou durante dois anos.


Sandra se graduou na primeira turma de jornalismo da Universidade Federal do Ceará, e trabalhou em diversas emissores de televisões locais, por último compondo o quadro da TV Assembleia.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário