sábado, 23 de fevereiro de 2013

NOTAS ACADÊMICAS


TÍTULO MERECIDO

Foi eleito para a dignidade de Membro Benemérito da ACLJ o economista e empresário Airton Queiroz, vice-presidente do Grupo Empresarial Edson Queiroz, presidente da Fundação do mesmo nome e chanceler da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

O mais elevado galardão acadêmico da ACLJ está reservado aos grandes mentores da cultura e da imprensa cearenses, notadamente aqueles que instituíram ou que mantêm fundações – que são entidades sem fins lucrativos, sobre um vultoso capital afetado a uma determinada finalidade social ou cultural.

O Chanceler Airton Queiroz já foi oficialmente informado de sua eleição para a referida investidura e já confirmou sua presença na próxima Assembleia Geral Aniversária da ACLJ, em 04 de maio próximo, oportunidade em que tomará posse, recebendo do seu Presidente o diploma e a pelerine ritual que caracterizam o título honorífico que a Academia lhe outorga.

A mãe do Chanceler, D. Yolanda Vidal Queiroz, já é detentora do mesmo título, enquanto seu saudoso genitor, o empresário Edson Queiroz, é o Patrono Perpétuo da Cadeira de nº 3 da ACLJ, cujo titular vitalício é o acadêmico Edilmar Norões. 

DMITRY SIDORENKO


Está em Fortaleza, cidade que ama e que visita anualmente, o linguista russo Dmitry Sidorenko, Membro Honorário da ACLJ, doutor em línguas românicas (latinas) pela Universidade Estatal de Leningrado, com ênfase em Língua Portuguesa, idioma cuja gramática domina como poucos brasileiros.


Dmitry é o interprete oficial da Embaixada Brasileira na Rússia, e foi recentemente indicado às autoridades russas pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro, por proposta do senador cearense Inácio Arruda, para o cargo de Cônsul Honorário do Brasil em São Petersburgo, cidade em que reside.


Neste dia 22 de fevereiro, o nosso único confrade estrangeiro foi recebido para um jantar pelo acadêmico Arnaldo Santos, com a participação de outros membros da ACLJ, e na noite do dia 23 ele convidou a Diretoria do nosso silogeu para uma degustação da melhor vodka russa, acompanhando o mais famoso prato de seu país, um autêntico “stroganov”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário