quarta-feira, 12 de setembro de 2012

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO




O Direto da Redação, programa que vai ao ar diariamente pela TV Cidade, às 8:15 da manhã, apresentado pelos analistas sociais Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ, abordou, na edição desta quarta-feira, dia 12 de setembro, durante o primeiro bloco, diversos temas momentosos  da atualidade brasileira.


Nos dois últimos tempos do programa a dupla entrevistou a Jornalista e Advogada Lia Pinheiro, a mais bem sucedida cronista social da “geração Y” em Fortaleza.

Alfredo Marques e Freitas Júnior abriram o primeiro bloco anunciado a lançamento do livro De Família, dos cronistas Dorian Sampaio Filho e Dorian Sampaio, este in memoriam, que ocorrerá no Ideal Clube, amanhã, quinta-feira, dia 13, a partir das 19:30.


O evento será promovido pela RDS Editora, pelo Departamento de Cultura e Arte do Ideal, e pela Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, da qual fazem parte tanto o autor da obra quanto os apresentadores do programa – e o Presidente da Emissora, Miguel Dias de Sousa, que é Membro Benemérito.

Em seguida, Alfredo Marques anunciou a iminência de uma greve bancária no Ceará, e o movimento paredista dos odontólogos do serviço público cearense, que reclamam melhores salários. E fez exibir um filme amador em que uma dentista discursa contra o arrocho salarial dos servidores da saúde, em recente audiência pública na Assembleia.

Freitas Júnior abordou ainda a novela das desapropriações para melhorias na via expressa, obra do Estado, que no entanto envolve interesses da Prefeitura. Segundo o comentarista, a Prefeita Luizianne Lins está pretendendo encontrar-se com o Governador Cid Gomes urgentemente, o qual está em viagem pela Coreia, a fim de tratar sobre o assunto e dirimir o impasse.
 
Um terceiro assunto trazido à baila no programa, por Freitas Júnior, foi a candidatura do Jornalista Luiz Sérgio Santos, do PC do B, à prefeitura de Beberibe. Ele acaba de ser abandonado pelo seu candidato a vice-prefeito, Agenor Bessa de Queiroz, do PSB.

Agenor se bandeou de repetente para a candidatura de Deniel Queiroz, do PMDB, seguindo por seis candidatos ao cargo de vereador daquela cidade, que antes apoiavam Luz Sérgio. Danou-se!

A propósito desse caso de infidelidade partidária, Alfredo Marques pontificou que os comunistas não estão mais se entendendo no País. Até mesmo o vermelho, que tradicionalmente caracterizava os símbolos marxistas, está sendo substituído pelo verde nas bandeiras partidárias.

Pode-se até inferir que isso aconteça porque o vermelho é a cor nacional da Rússia, e a Rússia já abandonou o comunismo há algum tempo. Freitas Júnior encerrou o tema com uma frase conclusiva e lapidar: “Não se fazem mais comunistas como antigamente”.

Tratou-se ainda de passagem da indicação do Ministro Teori Zavaski, do STJ, para a vaga deixada por Cézar Peluso no STF. Não obstante o nome estranho e marcante, estanhável que ninguém jamais tenha ouvido falar nesse ministro, mesmo dentre os jornalistas e os advogados militantes.

Abordou-se ainda o perrengue do Ministro Dias Toffoli, do STF, que aparece agora como co-signatário de documentos ligados ao mensalão, provavelmente na condição de advogado do PT, segundo revista de circulação nacional.


Durante a entrevista da colunista social Lia Pinheiro, editora da Coluna Frisson, do Portal CNEWS, do Grupo Cidade de Comunicação, Freitas e Alfredo apresentaram o Jornal Acontece, um tabloide diário de alta qualidade, de cujo projeto editorial Lia Pinheiro Participa.


A jornalista, que inclusive é mãe do Luiz Eduardo, de nove anos, deu um show de simpatia e de lucidez ao discorrer sobre o moderno colunismo social, sobre a sociedade cearense, sobre moda, e até sobre a política nacional.       

Vide: www.contrapontofortaleza.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário