quinta-feira, 6 de setembro de 2012

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO



Direto da Redação, programa que vai ao ar diariamente pela TV Cidade, às 8:15 da manhã, apresentado pelos analistas sociais Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ, abordou, na edição desta quinta-feira, dia 06 de setembro,  durante o primeiro bloco, a questão do combate ao tráfico e ao consumo de crack no Brasil.

Freitas Júnior comentou a prisão de diversos secretários municipais na cidade cearense de Trairi, vários integrantes do corpo jurídico daquela prefeitura, encarregados das licitações e empresários locais, capturados em operação do Ministério Público Estadual e da Polícia Militar, resultado de investigação sobre crime de desvio de verbas. Alfredo Marques revelou estranhar que somente o prefeito, titular da pasta, não esteja envolvido nesse escândalo.




Nos dois últimos blocos do Programa foi entrevistado o radialista Gerardo Sinclair, o Louro Maia, uma das figuras mais populares e queridas na mídia e no meio político cearense.


SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DO CRACK

O crack, o mais novo entorpecente, talvez o único inventado pelo submundo do crime e produzido exclusivamente para fins ilícitos, tornou-se um problema social de imensas proporções no mundo todo.

Porém esse problema é mais grave no Brasil, onde as autoridades vivem como baratas tontas em torno da questão do tráfico e do consumo de drogas, com suas consequências tentaculares no campo da saúde e da segurança públicas, potencializando a violência urbana e a desagregação familiar.

Fazem-se leis daqui, fazem-se leis dali, e o drama social só aumenta, vertiginosamente, nas capitais e nas cidades menores, até mesmo no meio rural, como fogo que se alastra contra o tímido esguicho das inócuas providencias estatais.

O desemprego e o sentimento de impunidade compele um grande contingente de pessoas para o tráfico, enquanto famílias mal estruturadas, de todas as classes sociais, perdem seus filhos para o vício.

Ninguém se engane – o viciado começa com o cigarro, vai para a maconha, e logo em seguida para o produto mais barato e mais eficaz na produção de êxtase, porém de maior poder viciante e alienante e de maior nocividade para a saúde do usuário.

No caso do crack, mesmo profissionais estabilizados, bem como pais e mães de família sem outros vícios, têm se tornado adictos, pois a curiosidade de provar essa droga um única vez pode produzir irrefreável e patológica dependência.  

O comentarista Alfredo Marques defendeu no programa de hoje a ideia de que as Forças Armadas Brasileiras deveriam ser encarregadas de acolher crianças e jovens de baixa renda, para ajudar na sua educação civil, na sua cultura física, por meio da prática de esportes, transmitindo-lhes noções de disciplina e de cidadania, estimulando suas vocações, para enfim produzir futuras pessoas de bem, longe das drogas e da criminalidade.

Eis uma brilhante solução – deste que, obviamente, houvesse vontade política e o aporte financeiro necessário, pois os nossos profissionais da caserna vivem hoje com parcos salários e as instituições militares, vistas como setor de quinta prioridade, vivem à míngua de verbas para a sua manutenção.   
       

ENTREVISTA COM GERARDO SINCLAIR

Na entrevista com Geraldo Sinclair – o Louro Maia – os entrevistadores trataram sobre a lei da ficha limpa e sobre a seca no interior do Estado, notadamente sobre a possibilidade de exploração política da miséria. Abordaram também o julgamento do mensalão. Alfredo Marques atacou Roberto Jefferson, taxando-o de corrupto confesso, enquanto Louro Maia louvou seus méritos como delator do “tenebroso” esquema.

Todos concordaram que ninguém vai ser preso ao final do julgamento, ainda que sejam todos condenados, em virtude dos favores da nossa legislação penal. Mas Sinclair considerou que todos já estão penalizados pela exposição pública de sua inidoneidade. João Paulo Cunha, o prócer do PT que já recebeu condenação pelo Supremo, teve de desistir de sua candidatura à prefeitura de Osasco, e pode sofrer ainda a cassação de seu mandato de deputado.

Finalmente, Louro Maia louvou o rigor com que Waldemiro Távora, presidente do Tribunal de Contas do Estado, afastou o conselheiro Teodorico Menezes, em julho do ano passado, por envolvimento no chamado “escândalo dos banheiros”. Porém o radialista entrevistado defendeu o filho de Teodorico, o deputado Teo Menezes, contra o qual, segundo ele, ainda não há nada provado. 

Vide: www.contrapontofortaleza.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário