segunda-feira, 7 de agosto de 2023

NOTA SOCIAL - Solenidade Comemorativa aos 80 anos de Lúcio Alcântara - Discurso.

 HONRADO
SEM
HONRARIAS
Lúcio Alcântara*

  

Discurso proferido na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na noite do dia 04 de agosto de 2023, em solenidade comemorativa do aniversário de 80 anos do Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara.

 


*Lúcio Gonçalo de Alcântara, Médico, sucessivamente Prefeito de Fortaleza, Govenador do Estado do Ceará e Senador da República. Ex-Presidente do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico, Antropológico e da Academia Cearense de Letras. Membro Benemérito da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. 

A homenagem prestada pelo Parlamento Cearense encerra para mim excepcional significado pela espontaneidade da iniciativa e a altura em que acontece. Destinada a comemorar meu percurso nas oito décadas de vida, transborda de jubilosas emoções o meu coração ao evocar minha atuação como médico, político e cidadão prestante, minha condição atual.

Afastado da função pública, despido do prestígio e honrarias que acarreta, chega isenta do vírus da lisonja que, de verdade ou presumida, contamina moções desse jaez. Sou-lhes por isso muito grato e a inscrevo entre as muitas recebidas como das que mais me cativaram. Resulta de proposição inicial de autoria do Presidente Evandro Leitão, do Deputado Firmo Camurça e da Deputada Dra. Silvana.

................................................ 

Aos que me têm procurado, candidatos ou parlamentares recém-eleitos em busca de sugestões para campanha e orientações para o exercício do mandato, sirvo-me desta tribuna para reproduzir o pensamento de históricas figuras que se debruçaram sobre o tema. 

Quiçá possa ajudá-los de algum modo no cumprimento do nobre múnus que os desafia. Não tenho a pretensão de lecionar como mestre, que não sou, senão um eterno aprendiz das lições da política e leitor de memoráveis homens públicos.

................................................ 

O que sou, o que consegui fazer, é fruto da modelagem de muitas mãos, conhecidas e anônimas. Produto de muitos oleiros do barro humano para os quais volto meu pensamento em momento de elevação espiritual, que muito me comove pela generosa emanação dos corações desta amostra da minha gente, tão representativa da sociedade cearense: familiares, amigos, autoridades e povo. (Continua)

ACIONE O LINK ABAIXO PARA ACESSAR 

A ÍNTEGRA DO DISCURSO

https://drive.google.com/file/d/12XTLr9JuWCV30lakZb0Mz8meUB5FijVE/view?usp=sharing

Jeritza Gurgel, Lúcio Alcântara - Léo Alcântara


Coral Vozes de Outono

Público

Família

Lúcio e Beatriz Alcântara

Paulo Ximenes - Reginaldo Vasconcelos - Vicente Alencar
Representando a ACLJ


FOTOS: Luiz Carlos Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário