quarta-feira, 28 de abril de 2021

NOTA ACADÊMICA - Sarau Virtual da ACLJ (26.04.2021)

 SARAU VIRTUAL DA ACLJ
(26.04.2021)

   


PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora e meia, 08 acadêmicos. Compareceram ao grupo o Marchand Sávio Queiroz Costa, o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Agrônomo Luiz Rego Filho, o Advogado e Sionista Adriano Vasconcelos, o Agente Comercial Dennis Vasconcelos, o Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentelo Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos e o Físico e Professor Wagner Coelho.
 


TEMA DE ABERTURA


O Presidente Reginaldo Vasconcelos abriu os trabalhos comentando o exemplar que o
 intelectual francês Jean-Pierre Rousseau lhe enviou, nesta semana, da sua terceira obra a respeito da poesia brasileira – "Anthologie Des Grands Poètes Contemporains Du Brésil".

Jean-Pierre Rousseau é casado com uma cearenses, e foi proposto ao título de Membro Honorário da ACLJ pelo Desembargador Durval Aires Filho, que o levou e nos apresentou na Tenda Árabe, em 2019.
 
No presente livro ele trata de poetas brasileiros e nordestinos, separadamente elencados,  cada um deles contemplado com a publicação de vários de seus poemas, em português e em francês.


Do panteão da poética nacional constam Murilo Mendes, Cecília Meireles, Augusto Frederico Schmidt, Mário Quintana, João Cabral de Melo Neto, Adélia Prado e Vinícius de Moraes. Deste último, o Presidente Reginaldo recitou o Soneto da Separação, reproduzido no vídeo abaixo.


De Adélia Prado ele destacou o poema "A Serenata", que abaixo reproduzimos:


Dentre os cearenses, Jean-Pierre distinguiu Artur Eduardo Benevides, José Albano, Antônio Tomás (o primeiro Príncipe dos Poetas Cearenses), Geraldo Melo Mourão, Júlio Maciel, José Valdivino e o Patativa do Assaré.

ASSUNTOS ABORDADOS


Adriano Vasconcelos abordou o lançamento virtual do mais recente livro físico do confrade Dorian Sampaio Filho, "História dos Municípios do Ceará", com a sinopse da história dos 184 municípios dos Ceará, em 320 páginas luxuosamente encadernadas, que está à venda na Internet, ao preço de 50 reais. 

Em seguida Wagner Coelho, que é professor de físico-química discorreu sobre a natureza e o comportamento dos vírus nos organismos, e toda na demais reunião versou-se sobre o tema da Covid-19, assunto do qual não se consegue fugir nesses tempos de pandemia. 

Por fim, houve sugestões e definições sobre qual será a "Palavra do Ano de 2021", segundo a ACLJ, bem como sobre quem serão os três agraciados com a distinção de "Destaque Cearense", láurea a ser outorgada formalmente em dezembro vindouro. 

Também tratou-se da  reunião presencial do dia 04 de maio, data do aniversário de 10 anos da ACLJ, em que se assinará a Ata e se celebrará o II Census ad Lustum, oportunidade em que serão feitas as necessárias alterações estatutárias da nossa Instituição, bem como a sublimação e o expurgo dos que apostataram e declinaram de seus votos acadêmicos. 


    DEDICATÓRIA

A sessão virtual da ACLJ realizada nesta segunda-feira, dia 26 de abril, foi dedicada aos dois confrades que estão convalescendo da Covid-19:

O Membro Honorário Edmar Santos, Pedagogo e Psicólogo, especialista em Segurança Pública e Direito Criminal, técnico da Secretaria da Justiça do Estado do Ceará,   cronista de raríssima inspiração, lírica e filosófica.

O Bibliófilo José Augustos Bezerra, nosso Membro Benemérito, Presidente Emérito do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras, dos quais já esteve à frente com desempenho excepcional, um dos mais ilustres de nossos intelectuais contemporâneos.

Ambos estão clinicamente estáveis, na fase menos grave da doença e em franca recuperação. A ambos manifestamos votos de breve retorno ao nosso convívio acadêmico, elevando as nossas preces pelo seu pleno e rápido restabelecimento. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário