domingo, 18 de abril de 2021

CRÔNICA - ...E Os Pássaros Desapareceram! (JGB)

 ...E OS PÁSSAROS
 DESAPARECERAM!
Jo Gu Bas*

 

NUMA quarta-feira que há pouco passou, estava à tardinha a contemplar um belo pôr-do-sol, quando fui surpreendido ao ver pousar no muro da área do apartamento do lado nascente, uma das raras aves que não cantam, apenas arrulham: uma linda rolinha a virar-se e revirar-se como se estivesse com piolhos ou pulgas, ou alguma preocupação (?). Por dois dias, a cena repetiu-se no mesmo local e hora, levando-nos a pensar em colocar algo para alimentá-la e, assim, ter aqueles momentos de alegria. 

ILUSÃO apenas, pois o belo pássaro não mais retornou. E a tristeza com esses intermináveis tempos do Coronavírus aumentou ante a ausência dos cantos dos bem-te-vis, do arrulhar das pombas nas madrugadas, das buzinadas dos carros com a chegada das crianças aos colégios. E, também não sai da memória, a falta dos urubus – (o macho, a fêmea e o filhote) – com suas incríveis acrobacias, no ar pairando sem balançar as asas... 

OS SONHOS fazem as noites e madrugadas se tornarem boas, mas o acordar traz-nos à realidade ao ouvir ou ler as notícias sobre o vírus, com milhares de brasileiros e brasileiras perdendo a vida. Há poucos dias, faleceu um conhecido advogado, residente no edifício onde moramos, vítima da pandemia. O seu sofrimento é indivisível: passou mais de três meses em tratamento, melhor dizendo sofrimento. Deixou esposa e três filhos menores.

DEUS está nos dando uma lição. Se não houver um basta aos crimes de toda a espécie, destacando-se o feminicídio, outros vírus de maior potência virão. Portanto, cabe a nós seguir os dez mandamentos de Deus. Muitos ainda hoje nem os conhecem ou, então, teremos um castigo ainda pior. Estamos, como sempre, nas mãos do Senhor dos Universos. 

DE PANDEMIAS, muitas sofremos, mas infelizmente há quem delas se aproveite enriquecendo. Outros, contudo, “pagam” aqui mesmo. Um fato que deveria servir de exemplo: Noé, o patriarca bíblico, ante os pecados que estavam cometendo os habitantes de Somona e Gomorra, recebeu de Deus a ordem que construísse um barco e nele levasse a família e um casal de cada espécie de animais. As cidades foram destruídas a fogo e seus habitantes queimados. 

COMECEMOS por amar, verdadeiramente, ao próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário