segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO




Freitas e Alfredo, com o resenhista
  
A Prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, Presidente Estadual do PT, no Programa Direto da Redação (TV Cidade), no seu último dia de mandato, 31 de dezembro de 2012, foi entrevistada pelos advogados e jornalistas Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ.


Luizianne começou afirmando que no momento está tomada pela sensação do dever cumprido. “Não tenho problema de ter oposição”, acrescentou, indagada sobre as críticas que enfrentou na Prefeitura. E relacionou, uma a uma, as obras que sua administração realizou.


Prefeira Luizianne Lins
É fácil deduzir que antes dessa alegada sensação de dever cumprido, impera um agudo sentimento de frustração no espírito da Prefeita, que empreendeu um esforçou ingente, em vão, para eleger seu sucessor. Também descaberia a qualquer político dizer que a oposição não o incomoda. As obras são muitas, e são ótimas, mas estranho mesmo seria não tê-las realizado, após oito anos no poder.

Castelão - Povo do lado de fora
Em seguida a Prefeita passou ao ataque de seus opositores, criticando o Governo de Estado, que teria inaugurado um hospital no Cariri, que somente seis meses depois começou a funcionar, e entregou o novo Castelão ao povo, mas do lado de fora, sem lhe dar nenhum acesso.

Castelão - Dilma do lado de dentro
Tudo isso é verdade. A inauguração do Castelão foi uma pantomima hilária. Somente acreditou naquilo quem “não toma Castanhodo”. Mas, tanto ela própria, quanto outros mandatários do seu partido, Brasil a fora, foram vezeiros em inaugurar obras inconclusas. Esse é um cacoete nojento dos políticos brasileiros, que não se podem apontar com o dedo sujo.

Alfredo Marques perguntou a Luizianne se desistir de fazer o réveillon popular corresponderia a entregar, de mão beijada, uma de suas principais bandeiras, aos adversários políticos. A resposta, obviamente positiva, veio em forma de caras e bocas – não obstante a pálida negativa verbal. Certamente foi uma decisão equivocada, que deve lhe estar doendo muito.

Tanto assim que, na sequencia, a entrevistada relatou que enfrentou inúmeras instituições públicas para conseguir realizar a primeira festa, que se tornou imprescindível no calendário de eventos de Fortaleza. Freitas Júnior conveio que realmente todos “os opositores do réveillon popular capitularam”.

Governador Cid Gomes
Freitas pediu que ela explicasse a sua afirmação de que o Governador é um “traidor”. Luizianne respondeu: “Os Ferreira Gomes traíram o Dr. Lúcio Alcântara, o Senador Jereissati, e por fim a mim mesma... vamos ver quem é a próxima vítima”. Alfredo considerou que talvez a próxima vítima seja o Deputado Eunício Oliveira, do que a Prefeita discorda, em virtude do pacto nacional entre os partidos.

Interessante pontuar que enquanto essas primeiras alegadas traições eram perpetradas, Luizianne Lins era aliada política de Cid Gomes, e nada reclamava, e que ao longo dos escândalos envolvendo o Governo Estadual, como o dos empréstimos consignados e o dos banheiros populares, o partido que ela preside silenciava, na Câmara Municipal e na Assembleia.

Secretário Ivo Gomes
E Luizianne atribuiu uma razão prosaica ao início a sua dissensão com Cid Gomes: Ela não atendia às suas ligações telefônicas, de tal modo que o Secretário Ivo Gomes, que era seu amigo porque foi seu colega na Assembleia, precisava interceder. Diz que não atendia ao Governador porque estava muito ocupada – acredite quem quiser.

Um secretário municipal
Aliás, essa arrogância que a própria Prefeita confessa contaminou todo o seu secretariado, que, de ego inflado pela hegemonia política do seu partido, no seu projeto de perpetuidade no poder, quase não pisava no chão. Mesmo os agentes da AMC se comportavam com essa empáfia. 

O dia da derrota eleitoral
Mas toda essa gente é muito jovem, de modo que ainda vai aprender que o mundo gira e dá muitas voltas, e que uma boa reserva de humildade pode ser necessária no futuro.  

Alfredo quis saber se a administração Luizianne Lins deixa mesmo um passivo de trezentos milhões de reais ao sucessor, conforme denunciou a assessoria do prefeito eleito. Disse ela que não, que se trata de um equívoco contábil do pessoal da transição, pois as contas estão saneadas.

Por fim, Luizianne informa que pensou em deixar a presidência estadual do PT, mas que desistiu, atendendo a pedidos do ex-presidente Lula, da Presidente Dilma e do presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Por Reginaldo Vasconcelos   

Um comentário:

  1. esse alfredo nascimento ,e tremendo demagogo´,mostra reportagem da istoe.foi comprado pela veja

    ResponderExcluir