sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO





A poetisa, atriz, comediante e terapeuta Karla Karenina Fernandes, titular da Cadeira de nº 24 da ACLJ, foi entrevistada pelos  jornalistas Alfredo Marques e Freitas Júnior, na edição de hoje do programa Direto da Redação, que vai ao ar de segunda sexta-feira pela TV Cidade, às 8:15 da manhã.

Karla iniciou sua participação manifestando o seu contentamento em participar do programa Direto da Redação, segundo ela marcado pela espontaneidade, que ela própria considera a grande virtude do comunicador e dos homens de mídia em geral. A fórmula lúdica com que o programa é apresentado, a partir de um diálogo franco entre os apresentadores, é realmente inovadora e interessante.

A primeira referência sobre Karla Karenina tem que ser a personagem Meirinha, que ela criou, e que ficou nacionalmente conhecida no programa Escolinha do Professor Raimundo, da Rede Globo de Televisão, comandado pelo saudoso Chico Anysio.  

Meirinha é uma ingênua moça nordestina, muito falante, de origem sertaneja, a qual se veste de maneira afetada e emprega o linguajar prosaico do interior do Ceará, com o timbre nasalado, comum às pessoas mais simples que não aprenderam, no convívio social urbano, a impostar a voz corretamente, para obter uma melhor califasia.    

Mas Karla também atua em telenovelas e cinema, fazendo personagens dramáticas, e, sendo filha de um dos maiores intelectuais cearenses contemporâneos, recentemente falecido, o professor Alves Fernandes – filólogo, latinista, bibliófilo, lexicógrafo – ela é ainda uma inspirada poetisa, literata de texto primoroso e escorreito.

A entrevistada trouxe à baila outra faceta de sua personalidade, a sua condição de terapeuta, atividade que abraçou depois de atuar em um filme de Euclydes Marinho, cheio de psicologismos, o que lhe despertou o interesse em debruçar-se sobre o tema e fazer cursos.

Dedica-se principalmente a técnicas de reversão da memória, em busca de eventos traumáticos do passado que influenciam o comportamento das pessoas no presente. Desenvolveu também estudos sobre a vida sexual feminina, e dá palestras sobre o tema, orientando e estimulando as mulheres a obterem um melhor desempenho com os parceiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário