terça-feira, 11 de dezembro de 2012

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO



No Direto da Redação, programa que vai ao ar de segunda a sexta pela TV Cidade, às 8:15 da manhã, apresentado pelos analistas sociais Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ, na edição desta terça-feira, dia 11 de dezembro de 2012, foi entrevistado o Deputado do PT Nelson Martins, atual Secretário de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado do Ceará.

A entrevista do Deputado Nelson Martins teve o fito de responder a declaração feita ao Direto da Redação pelo Deputado Federal do seu partido, José Guimarães, no último dia 04, no sentido de que haveria mais de cem milhões de reais do Ministério da Integração na conta do Governo do Estado, que não estavam sendo utilizados para mitigar os efeitos da seca.

Nelson Martins esclareceu que a quantia de cento e dez milhões de reais que está na conta do Estado se destina ao programa federal denominado “Água para Todos”, que não visa aplicação nas ações emergenciais da seca. Essa verba só pode ser aplicada na construção de caixas d’água em comunidades do interior, para fornecimento de água encanada residencial, por meio de gravidade.

O Deputado diz que esse valor não está fazendo falta à sua Secretaria, que começou atendendo a 88 município, com a ajuda da Defesa Civil, hoje já atende a 94, e logo atingirá o número de 100, com a distribuição de água por cerca de mil carros pipas, contratados pelo Exército. Segundo ele, o Ceará é o estado nordestino mais preparado para a seca, porque dispõe de 5.600 açudes com espelhos d’água superiores a 5 ha.

Acrescentou que muitas outras medidas têm sido tomadas pelos Governos Federal e Estadual, como dez conjuntos operacionais abrindo e revitalizando poços profundos no sertão, crédito emergencial de até doze mil reais para agricultores familiares e de até cem mil reais para pequenos produtores, em condições excepcionais, além do seguro Garantia Safra e do Bolsa Família, dentro do programa Brasil Carinhoso, da Presidência da República.
A propósito, Freitas Júnior falou de denúncias a respeito de critério político na distribuição das 70 mil toneladas de milho da CONAB, pois para receber sua cota o agricultor precisaria de um “pistolão” do seu município ou do Estado.

O entrevistado negou conhecer qualquer distorção desse tipo, pois o milho deve ser distribuído, a preço subsidiário, por meio de cadastramento prévio. Assegurou que qualquer denúncia fundamentada que lhe chegue será imediatamente apurada.

Freitas pontuou também que, a despeito de suas virtudes humanitárias, o programa Bolsa Família está provocando um apagão de mão de obra em todo o Estado. Segundo ele, as pessoas estão se acomodando, confiando nas benesses do Governo, de tal modo que ninguém mais se dispõe a contratar um dia de serviço. Sendo assim, alguma contrapartida laboral deveria ser cobrado dos pretensos beneficiários.

Por fim, Freitas Júnior abordou o mal-estar que se estabeleceu entre o Deputado pestista e uma ala do partido, que o acusa de não ter se integrado à campanha do Elmano de Freitas à Prefeitura da Capital.

Ele respondeu que tem 30 anos de filial ao PT, e que foi o único que apoiou Luizianne Lins desde o primeiro turno de sua primeira campanha política, enquanto muitos outros correligionários locais apoiaram Inácio Arruda. Diz que está no Governo do PSB com o consentimento do seu partido, e defende seja mantida a coligação no âmbito nacional.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário