sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RESENHA - DIRETO DA REDAÇÃO





No Direto da Redação, programa que vai ao ar de segunda a sexta pela TV Cidade, às 8:15 da manhã, com os analistas sociais Alfredo Marques e Freitas Júnior, membros da ACLJ, na edição desta sexta-feira, dia 28 de dezembro de 2012, foram entrevistados o advogado e jornalista Fernando Dantas, e o engenheiro civil e promotor de eventos Roberto Farias.  


PINGA FOGO

O primeiro tema abordado pelos comentaristas foi a desavença infantil que se vem observando entre as administrações municipal e estadual, em Fortaleza.

A Prefeitura, por intermédio de seu órgão de meio ambiente, no apagar das luzes da administração petista, interditou as obras do aquário marinho que o Governo Cid Gomes está construindo na Praia de Iracema.

O Governador, por seu turno, em flagrante represália, fez interditar o espigão da Av. Beira Mar, impedindo que a Prefeita Luizianne Lins possa inaugurar o logradouro, na despedida de sua gestão.

O povo cearense assiste enojado esse ridículo roteiro de gibi, Bolinha contra Luluzinha, que se desenha entre os principais mandatários executivos do Estado. Seria risível, não fosse vergonhoso. As coisas sérias da vida precisam ser tratadas com muita seriedade. O povo, seus interesses, seu patrimônio, não são brinquedos de políticos.

Em seguida, Alfredo Marques e Freitas Júnior abordaram a questão da ameaça de apagão elétrico no País, que a Presidente Dilma nega. “Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem”, mas o fato é que de vez em quando alguma cidade, ou região do Território Nacional, fica no escuro, e as explicações oficiais são as mais disparatadas.

A toda hora aparecem notícias de desvios de verbas federais, de políticas assistencialistas demagógicas, de obras eleitoreiras, mas muito pouco se ouve falar em investimentos sérios nos setores energéticos do Brasil. Nessa mesma linha de conduta de avestruz FHC mordeu a própria língua, e todos pagamos caro.

Foto – Evilázio Bezerra
Voltando à política estadual, Freitas Júnior louvou a atitude do Vereador Capitão Wagner, líder dos policiais militares cearenses, o qual teria garantido que não haverá paralisação da classe, durante o réveillon, ao contrário do que aconteceu no ano passado.

Fazendo o habitual contraponto, Alfredo Marques estranhou apenas que o Capitão Wagner tenha mudado radicalmente o seu discurso, já que anunciara “indicativo de paralisação” da polícia, para depois, inclusive, na solenidade de diplomação de vereadores, bater continência para o Governador, contra quem tem feito feroz oposição.  

É preciso frisar que militares, segundo a Constituição da República, não fazem greve. Quando tomam atitudes paredistas, como ocorreu no ano passado, cometem crime de motim ou revolta, entrevisto no art. 149 do Código Penal Militar, punível com reclusão de 8 a 20 anos – acrescido de 1/3 para os líderes.

Sendo assim, a mudança de atitude do vereador, num gesto de civilidade, só denota seu amadurecimento político, enquanto a continência prestada ao Governador foi apenas um elegante cacoete de caserna. Até porque Wagner teve de “pendurar” a farda para assumir a vereança, de modo que, a rigor, não tem mais superiores hierárquicos.        


ENTREVISTAS – FERNANDO DANTAS


O advogado e jornalista Fernando Dantas, titular da Cadeira de nº 19 da ACLJ, patroneado pelo saudoso Demócrito Rocha Dummar, iniciou a entrevista falando de seu hobby pessoal, o ilusionismo artístico, atividade que para muitos é meio de vida e profissão.

Ele pertence à única associação de magia do Ceará, composta por mais de 40 integrantes, presidida pelo médico e político Marcos Queiroz.

Indagado pelos entrevistadores, Dantas pontuou que a prática da magia é milenar, tendo ingressado na Idade Moderna pelo circo. Hoje, move milionários espetáculos, como os promovidos por David Copperfield, que faz sumir granes objetos em público, principalmente em Las Vegas, a Meca do show bis americano.

Fernando Dantas também se referiu ao artista estadunidense Val Velentino, que esteve recentemente em Fortaleza, considerado pela classe como um traidor, porque sob o pseudônimo de Mister M ganhou fama revelando os segredos da profissão pela TV.       


ENTREVISTA – ROBERTO FARIAS

O entrevistado começou respondendo a pergunta de Freitas Júnior sobre o que seria a PPE?

PPE, é uma empresa fundada por Roberto Farias há 28 anos, sob a razão social Projetos, Promoções e Eventos. Há 25 anos a PPE elege, condecora e destaca os melhores prefeitos do Estado. Há 23 três anos faz o mesmo com os empresários em geral, há 10 anos com os políticos e administradores públicos e agora vai selecionar os melhores profissionais de qualquer área.


A eleição dos tops é feita através de formulários preenchidos por Vips cearenses, e pela Internet. Como a PPE homenageou em sua revista a modelo Gisele Bündchen, Alfredo Marques quis saber, de zero a dez, que nota Roberto Farias lhe daria. Ela receberia um oito, pois é magra demais. Farias teria dito a ela própria que um pouco mais de peso não lhe faria nenhum mal.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário