Ricardo Bacelar e Damasceno Sampaio |
O secretário adjunto e corregedor geral da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, Ricardo Bacelar, ocupará a cadeira de número 14 da Academia Cearense de Retórica, durante solenidade de tomada de posse que acontecerá nesta quinta-feira, a partir das 19:30h, na sede da Academia Cearense de Letras.
Ocupará a cadeira que tem como patrono o jornalista e político João Brígido, um dos maiores historiadores do Ceará, nascido no século XIX. O lugar foi ocupado anteriormente por José Milton Gaspar Brígido.
Presidida por Maurício Benevides, a Academia Cearense de Retórica foi fundada em 1979, por iniciativa do escritor Itamar Espíndola, seguindo o perfil tradicional concebido pela Academia Francesa.
Ricardo Bacelar é membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Ceará e do Conselho de Políticas Públicas de Cultura de Fortaleza, e vice-presidente da Academia Cearense de Letras Jurídicas.
A Academia Cearense de Letras Jurídicas foi fundada em 28 de setembro de 2011. No passado, a ínclita jurista Wanda Othon Sidou reuniu uma gama de juristas para iniciação deste sodalício, entretanto, a ideia não prosperou. A Academia não foi registrada, e teve apenas duas ou três reuniões. No ano passado a ACLJUR finalmente foi instalada, sob a presidência do advogado José Damasceno Sampaio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário