domingo, 25 de fevereiro de 2024

NOTA JORNALÍSTICA - Almoço Literário e Jornalístico

 almoço literário
e
jornalístico

A Tenda Árabe recebeu para o almoço, na tarde deste sábado, dia 24, sete acadêmicos titulares e dois convidados, a saber, o jornalista Luis Joca, cearense radicado em Brasília há muitos anos, que retorna definitivamente ao Ceará, e Luciano Vasconcelos, Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado.


Na mesa "jotaforme", além dos convidados, os confrades Altino Farias, Rui Martinho Rodrigues, Pedro Bezerra de Araújo, George Tabatinga, Vicente Alencar, Reginaldo Vasconcelos e Fernando César Mesquita. 

Fernando César também fez longa e próspera carreira jornalística no Distrito Federal, onde fundou a Casa do Ceará e foi Porta-Voz da Presidência de República, e Governador Insular de Fernando de Noronha – dentre outros cargos importantes, e é fundador da Cadeira de nº 2 da nossa quadraginta numerati, patroneada pelo seu tio Perboyre e Silva.  Na imagem, com o confrade George Tabatinga. 

As performances realizadas durante a reunião foram a apresentação de duas pequenas trovas, pelo Pedro Araújo, e da leitura de duas crônicas de Reginaldo Vasconcelos. Ainda se ouviu e comentou a valsa Boa Lembrança, do George Tabatinga, todos abaixo demonstrados.

O tema mundano da reunião foram histórias de jornalismo e da vivência em Brasília do Luis e do Fernando, com referências saudosas e às vezes jocosas de velhos colegas da imprensa. Na curva do jota, entre os convivas mais ilustrados da mesa, sob a batuta intelectual do Prof. Rui Martinho Rodrigues,  os assuntos principais versavam em torno da atual situação sociopolítica e econômica do Brasil e do mundo.


VALSA BOA LEMBRANÇA, DE GEORGE TABATINGA:
 (Autor ao Clarinete)


TROVAS FACETAS DE PEDRO BEZERRA DE ARAÚJO:

Quando o amor se torna dor
Estrangula todo ardor
Em tão grande estertor
Da decisão move o valor
 
Guarda teus insanos beijos
Dá-me um lídimo abraço
Deixem-se os seixos
Venham os bons amassos

 

CRÔNICAS DE REGINALDO VASCONCELOS
(Do livro Traços da Memória – Laços da Província – Volume II )



Nenhum comentário:

Postar um comentário