domingo, 4 de fevereiro de 2024

NOTA SOCIOCULTURAL - Projeto "Livro EntreVista com Lúcio Brasileiro"

 BETO STUDART 
RECEBE AMIGOS 
EM TORNO DE 
LÚCIO BRASILEIRO 
E DEFLAGRA PROJETO 
DE LIVRO 
COM ENTREVISTAS 
SOBRE  ESTE

O empresário Beto Studart promoveu nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro,  um almoço em petit comité, em torno do jornalista veterano Lúcio Brasileiro, na sala de recepções do BS Design – encontro e ceia larga que o nosso 10º Benemérito costuma realizar periodicamente para os seus amigos mais diletos.

 

O fito desta última reunião foi marcar o primeiro dos sessenta e cinco dias faltantes para o aniversário do convidado especial, que no início de abril completará idade nova  85 anos. É que o criativo jornalista resolveu comemorar doravante o seu natalício a cada mês de cada ano. 

Desses 85 anos, 70 foram dedicados, ininterruptamente, à imprensa cearense, escrita, falada e televisada, casamento da pessoa com o seu ofício que é marcado como as bodas específicas, o “jubileu de vinho”, que  no caso de Lúcio Brasileiro é recorde mundial.  

Sempre surpreendente e elegante, ao chegar, Lúcio Brasileiro mimoseou cada um dos presentes com uma catita medalhinha mariana, trazida por ele da Europa, com legenda em italiano – singelo preito de fé que só engrandece o espírito étnico cristão, do âmbito social em que Deus nos quis pousar.

Ao longo da prosa, a roda trouxe à baila a conveniência e a oportunidade de se cristalizarem em livro as muitas memórias do homenageado, com suas ricas lembranças e interpretações jornalísticas no âmbito do futebol, do cinema, do mundo político, e da sociedade cearense, para enriquecimento da História recente do Estado. 

Lúcio Brasileiro concordou, e então Beto Studart, sugerindo que o livro tenha a forma de uma longa entrevista, lançou a “pedra fundamental” da nova obra, enquanto o Dr. Lúcio Alcântara ofereceu sugestões sobre a fórmula livresca e sobre nomes de personalidades que deverão entrevistá-lo.  

Entre os convivas que aplaudiram e contribuíram com a idealização dessa providência editorial, além do anfitrião, do convidado principal e do Dr. Lúcio Alcântara – José Carlos Pontes, Pádua Lopes, Mino Castelo Branco, Eulálio Costa, José Antunes Mota, Paulo Aragão, Reginaldo Vasconcelos e Cláudio Targino.

 

Para marcar a proclamação da nova iniciativa literária, Cláudio Targino, que além de empresário é um músico habilidoso, acompanhou ao violão Lúcio Brasileiro cantando lindamente música inédita do saudoso Evaldo Gouveia –  nosso querido e pranteado Membro Benemérito.

Após o advento do projeto do novo livro de memórias do Lúcio Brasileiro, que Beto Studart proclamou e de que se fez o grande arauto, já se está pensando na relação de personalidades que vão perquirir o jornalista para a obra, ao longo de 15 horas de vídeos, a serem produzidos e depois degravados e organizados para o prelo da editora. 

Já se prevê a entrega da obra em 09 de maio vindouro, em solenidade da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, e depois concorridíssima noite de autógrafos que se deverá promover no Ideal Clube, ou no Náutico Atlético Cearense, à escolha do grande protagonista da efeméride.

Nenhum comentário:

Postar um comentário