REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
(22.08.2022)
PARTICIPANTES
Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de quarenta minutos, oito acadêmicos. O Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Marchand e Publicitário Sávio Queiroz Costa, o Advogado Sionista Adriano Vasconcelos, o Poeta Paulo Ximenes, o ex-Juiz de Direito, Advogado e Professor Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Engenheiro e Empresário Maurílio Vasconcelos, Bibliófilo e Empresário José Augusto Bezerra e o Especialista em Câmbio e Comércio Exterior Stenio Pimentel (Rio de Janeiro-RJ).
A reunião virtual da ACLJ desta segunda-feira foi monotemática e menos extensa que as demais, com duração aproximada de 40 minutos.
O assunto foram os 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil, data magna da Pátria que será comemorada, como sempre, no dia 07 de setembro, data em que, no ano de 1822, o Imperador D. Pedro I, deu o chamado "Grito do Ipiranga".
José Augusto Bezerra registrou a vinda solene do coração de Dom Pedro I ao Brasil, pela primeira vez, enviado por Portugal, para marcar as comemorações da Independência, e fez uma dissertação sobre a família real Brasileira, da qual tem em seu acervo documentos epistolares originais, como as cartas entre Dom João VI e Pedro I.
Debateu-se sobre a morbidez da relíquia, sobre o seu caráter tétrico, mas se concluiu que o próprio Dom Pedro teria referido que o seu coração seria brasileiro, e que o costume de preservar órgãos – e até corpos inteiros – de santos, de sacerdotes, de magistrados e de imperadores, faz parte da cultura universal.
Por fim, Paulo Ximenes fez a declamação de um de seus poemas, intitulado "Valha-me Deus", que abaixo reproduzimos.
Valha-me
Deus!
Ó Deus, eu não
entendo
O sentido dessa teima
Dessa saudade que
não se vai,
Se desde há muito eu
pretendo
Fugir do fogo que me
queima,
Da meiga dama que me
atrai.
Talvez esteja ela
noutro laço
E eu tangido... Fora
da curva!
Buscando um amor
esmaecido.
Dai-me, Senhor,
outro traço
Livrai-me da mente
turva
Desse feitiço
empedernido.
Que me venha acolher
também a poesia
(Rios doces de
brandura
Há deles em meu
quintal!)
Quem sabe, assim,
nessa agonia
Pelo que a arte em
mim apura
Cessem o fogo e o
vendaval.
A reunião desta segunda-feira, dia 22 de agosto de 2022, por aclamação do grupo virtualmente reunido, foi dedicada à memória de Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (12.10.1798 - 27.09.1834), cognominado Dom Pedro IV de Portugal, onde foi Príncipe Real, e Dom Pedro I do Brasil, seu Imperador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário