quinta-feira, 18 de agosto de 2022

NOTA ACADÊMICA - Solenidade Aniversária da ACL

 ACADEMIA CEARENSE
DE LETRAS CUMPRE
128 ANOS

 

Na noite da última terça-feira, dia 16 de agosto, a Academia Cearense de Letras (ACL) – a mais antiga do Brasil – comemorou o seu aniversário de 128 anos, (transcorrido no dia anterior) no Palácio da Luz, em que aquela arcádia é sediada, com a participação da Banda de Música da 10ª Região Militar. 

No Palácio da Luz a veneranda e centenária instituição literária alencarina abriga suas congêneres mais jovens – o que confere ao prédio a condição de “silogeu”, termo que designa edifícios que reúnem entidades culturais. 


O evento contou com um grande número de imortais da ACL, dentre os que puderam comparecer, tendo em vista que prevalecem pessoas de idade avançada na quadraginta numerati da ACL, naturalmente com resguardo de saúde.

A acadêmica Beatriz Alcântara, Primeira-Dama da ACL, fez uma fala inicial, trazendo uma bela prosa poética da também acadêmica Gizelda Medeiros, que não pode comparecer, lida da tribuna por Dona Beatriz como muita graça, saudando os 128 da entidade.  

A Mesa de Honra foi presidida pelo Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara, Presidente da ACL (Benemérito da ACLJ) e contou com a presença do Vice-Prefeito de Fortaleza, Elcio Batista, e do Magnífico Reitor da Universidade Federal Cândido Albuquerque (ACLJ). 

Compuseram ainda a Mesa de Honra o General Lima Verde, Presidente do Instituto do Ceará, o Professor Antônio Colaço Martins, e duas senhoras integrantes da Sociedade Amigas do Livro (SAL).

A Mestra de Cerimônia foi Regina Fiúza, Diretora da ACL, enquanto o imortal e Presidente Emérito da Casa, o Bibliófilo José Augusto Bezerra (Benemérito da ACLJ), foi o orador oficial da solenidade, apresentando uma fala muito rica em citações aos 200 anos da Proclamação da Independência, que se completam neste ano, com a projeção de imagens históricas no telão. 





O novel integrante da ACL, o poeta popular Geraldo Amâncio (ACLJ), também subiu à tribuna para recitar um poema de sua lavra, nos moldes da poesia sertaneja, saudando a efeméride. 




Dentre as entidades culturais representadas esteve a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ), pelo seu Presidente Reginaldo Vasconcelos, seu Presidente Emérito Rui Martinho Rodrigues, seu Secretário-Geral Vicente Alencar, seu Segundo-Secretário Adriano Vasconcelos, seu Tesoureiro Paulo Ximenes e os Membros titulares Pedro Bezerra de Araújo, Humberto Ellery, Edmar Ribeiro e Cândido Albuquerque.


Em suas falas de encerramento Dr. Lúcio Alcântara lembrou as dificuldades enfrentadas por todos durante a pandemia, referiu às iniciativas culturais da ACL neste ano, como a edição de livros e a produção de um vídeo sobre a entidade, produzido pelo jornalista, documentarista e cineasta Roberto Bonfim, cujo trailer foi exibido no telão - na foto, como o imortal Batista de Lima. 

Falou também dos projetos para o futuro da instituição, que comparou ao deus Janus, da mitologia romana, representado com dois rostos, um  virado para o traz, mantendo a memória e a tradição no campo das letras cearenses, e um outro rosto voltado para a frente, visando o futuro do beletrismo no Estado.

Após a solenidade foi servido um lauto coquetel, pelos auspícios do imortal Tales de Sá Cavalcante, animado pelo Quarteto Musical do Maestro Poty, no salão principal do Palácio da Luz. 

Foi oportunidade de congratulação entre os acadêmicos e convidados, ao som de muito boa música, com a participação vocal de algumas das senhoras presentes.



       


Nenhum comentário:

Postar um comentário