REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
(15.08.2022)
PARTICIPANTES
Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora, dez acadêmicos. O Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Agente Comercial de Exportação Dennis Clark (Maringá - PR), o Marchand e Publicitário Sávio Queiroz Costa, o Físico e Professor Wagner Coelho (Rio de Janeiro - RJ), o Advogado Sionista Adriano Vasconcelos, o Poeta Paulo Ximenes, o ex-Juiz de Direito, Advogado e Professor Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, o Médico, Teólogo e Latinista Pedro Bezerra da Araújo e o Procurador da UFC Edmar Ribeiro o Especialista em Câmbio e Comércio Exterior Stenio Pimentel (Rio de Janeiro-RJ).
A reunião virtual da ACLJ desta segunda-feira discutiu longamente o fenômeno da homossexualidade, rememorando o comportamento de homossexuais brasileiros históricos, que honraram sua orientação sexual pela boa conduta social, além do grande desempenho artístico e da absoluta probidade na vida pública, como o cantor e político Agnaldo Timóteo, o estilista de moda e político Clodovil Hernandez, e o ator Astolfo Barroso Pinto, que assumiu desde jovem o travestismo e o heterônimo de "Rogéria", com grande dignidade.
Debateu-se as implicações jurídicas que envolvem atualmente o assunto da homossexualidade, em toda a sua gama de manifestações, sintetizadas hoje em uma reunião de letras que remete à inicial de cada uma delas.
Inclusive abordou-se o equívoco de, por uma espécie do "tabu", não se poder sequer identificar naturalmente alguém com essa característica especial que detenha sem ser acoimado de "homofófico" – muitas vezes produzindo intolerância reversa.
Como as atuais posturas sociais consideram todas as orientações sexuais como hígidas e lícitas, isentas de vergonha e de opróbrio, não deveria constituir nenhuma forma de agressão, ofensa ou injúria identificar alguém com uma delas. Deveria ser como reconhecer afetuosa e respeitosamente alguém como ele realmente é, com toda a honra e todo o júbilo.
Concluindo a reunião houve duas performances literárias: Pedro Bezerra de Araújo disse um poema autoral dedicado ao seu falecido pai, intitulado "Sinfonia Indômita", e Edmar Ribeiro, após relacionar os nomes dos integrantes da Padaria Espiritual, com seus respectivos pseudônimos, leu um poema do jornal "O Pão", editado por aquela agremiação – "Sinfonia de Abertura", abaixo reproduzido.
A reunião desta segunda-feira, dia 15 de agosto de 2022, por aclamação do grupo virtualmente reunido, foi dedicada à Academia Cearense de Letras, nas augustas pessoas de seu atual Presidente, Dr. Lúcio Gonçalo de Alcântara (com Dona Beatriz), e de seu Presidente Emérito, José Augusto Bezerra (com Dona Bernadete), pelo transcurso do aniversário de 128 anos da entidade, a mais antiga academia de letras do País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário