domingo, 13 de fevereiro de 2022

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (12.02.2022)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (12.02.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual deste sábado, que teve duração de 40 minutos, cinco acadêmicos e um convidado especial, o Dr. Betoven Rodrigues de Oliveira, detentor do título de Advogado Padrão, outorgado pela OAB-Ce. 

Compareceram ainda o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Bacharel em Direito e Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel (Maricá - RJ),  o Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos, e o Professor e Procurador Federal Edmar Ribeiro. 

Simbolicamente presentes,  porque justificaram previamente a suas ausências, os confrades Dmitry Sidorenko (São-Peterburgo-RU), Pedro Bezerra de Araújo, Dennis Clark (Maringá-PR) e Wagner Coelho (Rio de Janeiro-RJ), por choques de agenda, em razão do novo horário e dia da semana, e o  convidado especial  Maurílio Vasconcelos (Porto Velho-RO), este por motivo de saúde. 
  


TEMAS ABORDADOS

Na primeira reunião virtual da ACLJ em dia de sábado os participantes se dedicaram ao tema do livro, abordando o drama das família dos intelectuais e bibliófilos que falecem, que via de regra não sabem que destino honroso dar aos muitos livros que eles reuniram a vida toda, e pelos quais tinham grande apreço e imenso zelo.

Foram lembradas as valiosas bibliotecas pessoais do Barão de Studart, encontrada entregue às traças e umidades de um sótão pelo historiador Raimundo Girão, que recuperou parte dela; a do grande poeta Jáder de Carvalho, ainda sob o cuidados da família; a do Professor José Alves Fernandes, doada à Biblioteca Pública do Estado; a do literato Moreira Campos, confiada à Universidade Federal do Ceará, onde ele foi professor.

Comentou-se que costuma acontecer de serem essas bibliotecas pessoais  subtraídas de suas obras mais raras e valiosas, por familiares mais astutos, logo após o falecimento dos proprietários, de modo que quando oferecidas às instituições já não têm a condição qualitativa original, restando a volumosa quantidade de livros de menor importância.       

Na sequência, os participantes da reunião apresentaram livros relacionados à  sua história de vida, Arnaldo Santos apresentando e recomendando a obra que está lendo no momento, "Maquiavel no Inferno", de Sabastian de Grazia. 

Edmar Ribeiro leu trecho da obra "Senador dos Bois", do saudoso jornalista cearense Lustosa da Costa, que lhe teria pedido para transcrever datilograficamente, do original escrito a mão  cuja edição tem nos exórdios o registro da gratidão do autor ao esforçado intérprete das suas mal traçadas linhas. 

Stênio Pimentel, por seu turno, apresentou livro com que lhe presenteou o seu genitor na sua juventude, "A Cultura Brasileira", devidamente autografado pelo pai, evidenciando a preocupação deste com o interesse do filho pelo tema relevante, ele que era um intelectual dedicado às letras e às artes cênicas. 

Reginaldo Vasconcelos, por últimoapresentou o exemplar original do primeiro livro que ganhou e que leu, aos seus oito anos de idade, intitulado "Viagens Maravilhosas de Marco Polo", com dedicatória de seu falecido Tio Osiris, datada de 24 de dezembro de 1963.  

O livro apresenta um panorama do mundo oriental, desvendado pelo jovem mercador veneziano, em torno do ano de 1.300. Osiris, então ainda jovem, antecipava o seu futuro de agente comercial internacional, que o faria correr o mundo todo, trazendo ao sobrinho a narrativa de suas experiências de viagem. 
  
DEDICATÓRIA
 

A reunião virtual deste sábado, dia 12 de fevereiro de 2022, foi dedicada à memória da eterna Miss Ceará, eleita Miss Brasil no ano de 1955, Emília Correia Lima.  


Emília Correia Lima foi uma das semifinalistas do Miss Universo 1955. Era professora e foi eleita Miss Ceará, representando o hoje extinto Clube Maguari. 

Admirada pelo jornalista Millôr Fernandes, Emília foi comparada à sua antecessora, quando ele disse que "A mulher, para ser bonita, precisa ter nariz. Marta Rocha não tem, e o de Emília dispensa qualquer elogio”. Ela faleceu no Rio de Janeiro, no último dia 04 de fevereiro, aos 87 anos.   


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário