domingo, 6 de maio de 2012

FERNANDO E LÚCIO NA ACLJ




Foi muito concorrida a primeira Assembleia Aniversária da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, neste dia 04 de maio, em que o jornalista Fernando César Mesquita tomou posse na sua Cadeira de nº 2, cujo Patrono Perpétuo é o saudoso Perboyre e Silva, e em que recebeu título honorífico o ex-governador Lúcio Alcântara.




Fernando César trabalha em Brasília, onde preside a Casa do Ceará e exerce importantes funções na assessoria de imprensa do Senado Federal, mas mantém apartamento em Fortaleza. Ele é sobrinho do Patrono da Cadeira em que foi empossado, razão pela qual formulou a candidatura.










Como reune todos os requisitos para assumir a titularidade acadêmica especial, privativa de membros eméritos, na ala jornalística, ele foi aclamado pela maioria para essa investidura. Um segundo candidato potencial seria o ex-govenador Lúcio Alcântara, o qual também ostenta todos os predicados necessários, na condição de literato.


No entanto, conforme proposta do acadêmico Lindival de Freiras Júnior, a Diretoria achou por bem outorgar ao Dr. Lúcio Alcântara o título de Membro Benemérito da ACLJ, o seu mais elevado grau acadêmico, tendo em vista ter ele prestado um imenso contributo à cultura cearense ao longo de sua vida pública, ser instituidor da Fundação Waldemar Alcântara, bem como ser membro da Academia Cearense de Letras.



Estiveram presentes à solenidade de posse do insigne jornalista os seus colegas Lúcio Brasileiro, Nelson Faheina, Wilson Ibiapina e Egídio Serpa.









Além de diversos membros da sua família, também compareceram os irmãos Barros de Oliveira, grandes amigos de Fernando César, e o Deputado Paes de Andrade, que também foi levar o seu abraço ao novo acadêmico.


Participaram da solenidade todos os acadêmicos da ACLJ que dignificam a sua cátedra cardinal, mantendo-se em dia com as suas obrigações acadêmicas, salvo os que comunicaram com antecedência a sua impossiblidade de comparecer, e mandaram o seu representante pessoal.


Este foi o caso dos confrades Edilmar Norões e Roberto Martins Rodrigues, amigos diletos de Fernando César e de Lúcio Alcântara, que tiveram motivos de força maior para faltar ao compromisso, mas avisaram antecipadamente e mandaram mensagens aos homenageados. Também mandaram mensagens os convidados Antenor Barros Leal, Cláudio Santos e Ivens Dias Branco.



Após homenagem do Coral Vozes de Outono, que interpretou músicas antigas do cancioneiro cearense, sob a regência do Maestro Poty, o acadêmico Augusto Borges proferiu uma rápida palestra sobre a sua história nos primórdios da televisão no Ceará.





O discurso do Presidente de Honra da ACLJ, o Prof. Cid Carvalho, emocionou os presentes, quando ele referia a grande amizade de seu pai, o valente advogado, militante político e poeta telúrico Jader de Carvalho, com o Patrono Perpétuo da Cadeira de nº 2, Perboyre e Silva, tio do acadêmico nela empossado, Fernando César Mesquita. 






Segundo rememorou Cid, quando seu pai tinha seus rompantes de fúria contra seus opositores e inimigos, era o conselho ponderado do amigo jornalista que moderava seu espírito. Quando o marido se preparava para uma atitude mais agressiva contra os desafetos, Dona Margarida Saboia de Carvalho, mãe de Cid, logo sentenciava: "Calma Jader, deixa Perboyre Chegar!"




       




Nenhum comentário:

Postar um comentário