terça-feira, 15 de maio de 2012

ACLJ ANO II - DIVERSIDADE

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo é uma entidade eminentemente literária e cultural, sem fins lucrativos, de absoluta laicidade religiosa, e sua linha de conduta institucional não admite nenhuma inflexão de cunho político-ideológico ou político-partidário.

Entre seus membros se admitem mulçumanos e cristãos, evangélicos e católicos, praticantes de qualquer culto votivo lícito, bem como pertencentes a outra qualquer profissão religiosa. Da mesma forma, os acadêmicos podem ser capitalistas e comunistas, conservadores e vanguardistas, integrantes de quaisquer partidos ou correntes políticas do Estado e do País.

Os requisitos necessários aos acadêmicos, bem como aos candidatos que estes proponham a novas vagas que surgirem, é a condição de cearenses natos ou radicados no Ceará por muito tempo, e de literatos ou jornalistas, ficando todo o mais a critério da maioria, pela via eleitoral.

Posto isso, o fato de ser titular de uma das 40 Cadeiras acadêmicas não indica adesão ao grupo político, ou simpatia à filosofia pessoal, ou concordância com o pensamento ideológico de outro membro, efetivo ou honorífico, da mesma Academia. Nem sequer deve indicar necessariamente que exista amizade íntima entre ele e todos os outros acadêmicos – embora imponha a presunção de que não exista inimizade.

IRENISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário