sexta-feira, 13 de abril de 2012

ACLJ LAMENTA A PERDA DE ITAMAR FILGUEIRAS


A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, representada pelo acadêmico Aluísio Gurgel do Amaral júnior, se fez presente ao velório do professor de português Itamar Filgueiras.

Itamar era membro da Academia Cearense de Letras, considerado uma verdadeira legenda no ensino de português em nosso estado. Morreu aos 66 anos de idade na quinta-feira, último dia 05 abril, após passar por uma cirurgia, em decorrência de um aneurisma da aorta abdominal.  

O corpo foi velado na Funerária Ethernus, no bairro da Aldeota, e, a pedido do próprio professor, vergava a bata com que ele dava aulas, e tendo no bolso as canetas que habitualmente utilizava. O corpo foi cremado na segunda-feira (09/04), em cerimônia reservada a familiares.

Segundo Aluísio Gurgel, a sentinela ao corpo do ilustre professor e literato, titular da Cadeira de nº 5 da ACL, deu ensejo ao encontro ocasional de grandes luminares das letras e do magistério no ceará, que entre inúmeros alunos e ex-alunos lamentavam a irreparável perda, enquanto rememoravam marcantes passagens de suas vidas junto ao mestre.

«Ele era referência no ensino da língua portuguesa em todo o território nacional», declarou o Deputado Heitor Ferrer. O momento de dor foi mitigado pela confraternização de tantos amigos e discípulos. «Itamar agora é luz e brilha na eternidade», sentencia Aluísio Gurgel.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário