sexta-feira, 20 de abril de 2012

FERNANDO CÉSAR MESQUITA É IMORTAL

Tomará posse na Cadeira de nº 2 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, no próximo dia 04 de maio, no auditório da ACI, o jornalista cearense Fernando César Mesquita.

Ele foi aclamado para suceder a professora Ivonete Maia, falecida no último dia 14 de fevereiro, fundadora da Cadeira nº 2, que tem como Patrono Perpétuo o grande e saudoso jornalista Perboyre e Silva, de quem Fernando César é sobrinho – forte razão sentimental para a sua candidatura e para sua eleição.  

Fernando César Mesquita é Diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, Presidente da Casa do Ceará em Brasília e membro do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações, representante do Senado Federal.

Sua longa vida pública descreve uma história de sucessos. Ele exerceu a assessoria de comunicação de diversos órgãos federais, atuou como porta-voz da Presidência da República, e foi Governador da Ilha de Fernando de Noronha, nos anos 80. No ano passado, Fernando César Mesquita recebeu do Grupo Verdes Mares de Comunicação a Sereia de Ouro, uma das mais importantes comendas do Estado.

No mesmo evento do próximo dia 4 receberá o título de Membro Benemérito da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, que é o mais elevado grau acadêmico, o médico e político Lúcio Gonçalo de Alcântara, intelectual inspirado, imortal da Academia Cearense de Letras, ex-prefeito de Fortaleza, Deputado Federal, Senador da República e Governador do Estado do Ceará.
  
O título lhe será outorgado em reconhecimento aos largos serviços prestados por ele à cultura cearense ao longo de sua vida pública, e por ser instituidor de entidade fundacional, a Fundação Waldemar Alcântara. A láurea coincide com as homenagens que a sociedade cearense lhe vem prestando pelo centenário de seu ilustre pai, ex-governador do Ceará, o também médico José Waldemar Alcântara e Silva.

Na oportunidade, a Academia comemorará o transcurso do seu primeiro aniversário, e como de hábito, um dos acadêmicos fará uma palestra sobre seu tema de domínio. Desta feita, o jornalista veterano Augusto Borges, titular da Cadeira de nº 5 da Academia, patroneada pelo insigne radialista Paulo Cabral de Araújo, discorrerá sobre os primórdios da televisão no Ceará, que ele vivenciou e conheceu.   
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário