NOTAS SOCIAIS
ADÍSIA SÁ
RECONHECIMENTO MERECIDO
A jornalista, escritora e professora Adísia Sá, nos seus 94 anos, emocionada, recebeu em casa a sua merecida “Medalha-Troféu Rachel de Queiroz – Honra ao Mérito Feminino”, e certificado inerente.
Adísia é Membro Honorário da ACLJ desde a fundação da entidade, que ela declinou de integrar no seu grupo inaugural, na condição de Titular, alegando que não tinha perfil condizente.
Na verdade, pode-se atribuir a recusa a dois fatores: primeiro, não ter sido ela eleita para a Academia Cearense de Letras, embora tivesse sobrados méritos para compor a nossa mais veterana entidade literária.
Segundo, por ter fundado o curso de jornalismo da UFC e se batido vigorosamente pela obrigatoriedade do diploma universitário para a militância na imprensa – exigência que a ACLJ não sobrepunha à vocação.
Depois, elidida a exigência do diploma por voto-guia do então Ministro Ayres Britto, da melhor composição do STF, a professora Adísia, sempre coerente, reconheceu a necessidade do prévio pendor inato da pessoa para as letras jornalísticas, a ser coroado e desenvolvido pelo curso superior.
A veneranda jornalista e professora Adísia Sá, que teve a homenagem proposta pelo jornalista Arnaldo Santos, foi muito bem representada na solenidade de outorga da comenda, no ultimo dia 06 de dezembro, no Palácio da Luz, por sua bela sobrinha-neta Lia Abreu, jovem formanda em Medicina.
DIA DO MARINHEIRO
HOMENAGEM NA ALECE
No último dia 13 de dezembro, data de Nascimento do Patrono da Armada, o Almirante Tamandaré, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu uma sessão solene em homenagem à Marinha Brasileira.
O dia 13 de dezembro foi consagrado à Marinha, o que justificou a bela solenidade promovida na Casa do Povo, por iniciativa do Deputado Manuel Duca Ferreira Neto, que é oficial da reserva do Exército Brasileiro.
Convidada para o evento, a ACLJ compareceu com quatro de seus Membros Titulares: o musicista César Barreto e o antigo oficial da Marinha Humberto Ellery, além do Presidente Reginaldo Vasconcelos e do Secretário-Geral Vicente Alencar.
Dignos de nota os discursos proferidos por dois oradores da noite: pelo Almirante Elis Treidler Öberg, que discorreu sobre os méritos militares do Almirante Tamandaré; e pelo Capitão de Fragata Daniel Rocha, Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros, este versando sobre o espírito audaz e varonil que caracteriza os homens do mar.
LUÍS CARLOS MOREIRA
TROFÉU BOLA DE OURO 2023
MELHOR REPÓRTER
FOTOGRÁFICO ESPORTISTA
Luís Carlos Moreira recebeu, pelas mãos de Marcondes Alves, da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará, a tradicionalíssima APCDEC, o ambicionado troféu “Bola de Ouro”, eleito o melhor repórter fotográfico do Estado, na especialidade desportiva.
LC Moreira, Membro Honorário da ACLJ, não se dedica exclusivamente a cobrir e registrar eventos desportivos, pois aplica o seu talento em todos os campos da fotografia profissional, sempre brilhando entre os melhores.
E a sua vocação é hereditária, pois o seu pai, Carlos Alberto Moreira, o Bebeto, já se destacava ao microfone da Ceará Rádio Clube, como comentarista esportivo. O Éle Cê Moreira, que também podemos chamar de PQD (por ser paraquedista), está de parabéns pela comenda merecidamente conquistada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário