terça-feira, 18 de janeiro de 2022

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (17.01.2022)

 REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (17.01.2022)





PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de uma hora e meia, 10 acadêmicos e um convidado especial, o advogado Betoven Rodrigues de Oliveira.   

Presentes aindaJornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Bacharel em Direito e Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel (Maricá - RJ), o Advogado e Sionista Adriano Vasconcelos, o Médico, Filósofo e Latinista Pedro Bezerra de Araújo, o Jornalista Wilson Ibiapina (Brasília-DF), o Marchand e Publicitário Sávio Queiroz Costa, o Agente Comercial Dennis Clark, o Físico e Professor Wagner Coelho,  e o Agrônomo e Poeta Paulo Ximenes. 

Presente também o ex-Juiz de Direito, Professor e Advogado Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, por quem a reunião foi antecipada em uma hora, para que ele pudesse participar pelo menos à meia noite, já que se encontra em Doha, no Qatar, seis horas à frente em relação ao horário de Brasília.

Aluísio preferiu participar no escuro, alegando fazê-lo para não incomodar a família da filha, na casa de quem está hospedado com a mulher, porém as más línguas chegaram a comentar que, na verdade ele não quis exibir o pijama de bolinhas que vergava.

Por ser oportuno e adequado à resenha de uma reunião parnasiana de intelectuais, Aluísio foi simbolicamente retratado no mosaico iconográfico abaixo, na madrugada das Arábias, dentro do famoso "Quadro Negro".

Obra de protesto do pintor  russo Kasimir Malevich (1878-1935), pintada em 1915, o Quadro Negro foi escondido por décadas da perseguição ideológica contra ele e suas obras, dentro de um saco de batatas. 

A obra foi autenticada por impressões digitais ocultas deixadas pelo autor na sua moldura, e foi recentemente arrematada por uma fortuna – não pelo que ela retrata (nada), mas pelo que ela simboliza, pela sua história e pela assinatura do pintor.

  


TEMAS DE ABERTURA

Na abertura da reunião desta segunda-feira, Wilson Ibiapina registrou que o 17 de janeiro que fluía era o marco zero temporal do Ceará, dia simbólico de sua fundação, portanto data oficialmente consagrada a esta terra alencarina.

Ibiapina, que nos representa em Brasília, informou que o Chefe do Serviço Médico da Casa do Ceará no Distrito Federal, Dr. Machado, militar cearense que presta atendimento de saúde ao Alto Comando do Exército, lhe garantiu que conversou com o General Paulo Sérgio, Comandante Geral, sobre o título de Cearense do Ano que a ACLJ lhe concedeu, e que este confirmou que virá a Fortaleza receber solenemente a honraria.  


PERFORMANCES LITERÁRIAS

Pedro Bezerra de Araújo fez a leitura de texto em espanhol que faz uma interessante analogia entre a idade das mulheres e cidades do mundo todo, de autor anônimo mas trazendo o título de "Erato X Cupido". 


ERATO X CUPIDO

Una mujer de 14 a 18 años es como la ciudad de Jerusalén, todos la quieren. 


De los 18 a los 22 años es como la ciudad de los Ángeles, emocionante, brutal y misteriosa.


 De los 22 a los 25 años es como la ciudad de
Londres es hermosa y todos sueñan con vivir en ella.


 De los 25 a los 30 años es como la ciudad de
Damasco. Romántica, ama la poesía y las palabras hermosas.


De los 30 a los 35 años como la ciudad de
París, una flor de orquídea con perfume.


 De los 35 a los 38 años como la ciudad de Roma,
todos los caminos de amor conducen a ella.


 De los 38 a los 42 años como la ciudad de Beirut, un vínculo entre el pasado y el presente entre belleza y madurez.


 De los 42 a 48 años como la ciudad de El Cairo es
sofisticada, impresionante y maravillosa.


De 42 a 53 años como la ciudad japonesa de
Kyoto, con clase.


De 53 a 60 años como Jartum, su pasado es antiguo, su presente elegante y su futuro misteriosos.


Na sequência, Aluísio Gurgel surpreendeu a todos com um pungente poema de sua autoria, produzido naquela noite, intitulado "Outra Alma", que trata de sua mágoa ante a notícia recebida do Brasil à tarde, de que seu segundo neto, que era gestado por sua nora, mulher de Aluísio Neto, tão amorosamente festejado e esperado, desafortunadamente não vingara. A comovida leitura do poema de Aluísio consternou a todos, que reverenciaram o amigo e sua família, solidários à sua dor.

 

OUTRA ALMA 

No meu coração deserto –
Orvalha breve a esperança
Um rebento quase certo
Que jamais será criança
Hoje deu adeus ao mundo
Para ser da eternidade
E uma incômoda saudade
Se abancou no mais profundo
Do meu ser e a alegria
Que preencheu todo dia
Esvaziou-se em um átimo
Convertendo-me no último
Dos avós da existência
Sem fé, nem resiliência.


 
Aluísio Gurgel do Amaral Júnior



Por fim, Reginaldo Vasconcelos leu o seu poema "Quereres", abaixo reproduzido em áudio, sobre o qual o autor "ellerizou" liricamente. 

Referiu que, ressentido com a perda em sequência de dois queridos confrades veteranos,  fundadores da ACLJ – Roberto Martins Rodrigues (junho de 2019) e  Evaldo Gouveia (maio de 2020), Reginaldo vagava de automóvel pela cidade quando teve um surto repentino de saudade de tantos amigos que se foram, e lhe assomou ao espírito uma vontade poética de morrer. 

Mas, incontinenti, Reginaldo lembrou-se das tantas mulheres que enfeitam o mundo e a sua vida, pelas quais valeria a pena viver mais, o que lhe inspirou a poesia. 

O poema tem citações à letra da canção "Estrada de Santana", do saudoso compositor Petrúcio Maia, gravada pelo cantor Raimundo Fagner nos anos 70, usada aqui como fundo musical.



DEDICATÓRIA

A reunião virtual da ACLJ nesta segunda-feira, dia 17 de janeiro, foi dedicada ao Estado do Ceará, na pessoa de seu fundador oficial, o militar católico português Martin Soares Moreno.


Soares Moreno foi Capitão-mor do Ceará, e é considerado o fundador do Estado, que foi emancipado da Capitania de Pernambuco em 1799. 

Em 2018 seu nome foi inscrito no Livro de Aço dos heróis nacionais do Brasil, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. 

Martim Soares Moreno escreveu uma carta de grande valor para os cearenses. A carta se chama "Relato do Ceará".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário