terça-feira, 4 de janeiro de 2022

RESENHA - Reunião Virtual da ACLJ (03.01.2022)

   REUNIÃO VIRTUAL DA ACLJ
   (03.01.2022)




PARTICIPANTES

Estiveram reunidos na conferência virtual desta segunda-feira, que teve duração de duas horas e vinte minutos, 06 acadêmicos e um convidado especial, o advogado Betoven Oliveira.   

Presentes ainda o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Bacharel em Direito e Especialista em Comércio Exterior Stênio Pimentel (Maricá - RJ), o Advogado e Sionista Adriano Vasconcelos, o Professor e Físico Wagner Coelho (Rio de Janeiro), o Empresário e Bibliófilo José Augusto Bezerra e o Agrônomo e Poeta Paulo Ximenes.
  

TEMA DE ABERTURA

Na abertura da reunião desta segunda-feira, a primeira deste ano, comentou-se sobre a oportuna e paulatina ocupação de cada uma das seis Cadeiras Acadêmicas vagas atualmente na quadraginta numerati da ACLJ – uma delas aquela fundada e legada pelo confrade Augusto Borges, que adentrou a imortalidade acadêmica no último mês de junho  as demais liberadas pelos que foram sublimados no II Census ad Lustrum,  em dezembro passado. 

A partir desse tema travou-se uma profícua discussão sobre o perfil ideal de um acadêmico literário, as características pessoais adequadas aos membros de uma confraria, as virtudes imprescindíveis para assumir uma cátedra de letras – para além do currículo humanístico do indivíduo e da produção literária que ele ostente. 

Que o verdadeiro intelectual não prospera se inseguro sobre o seu próprio talento literário, e não tem perfil de acadêmico se for demasiado desprovido de vaidade, infenso a pompa e circunstância. Ao mesmo tempo, a modéstia é essencial aos literatos verdadeiros, pois os que são deslumbrados consigo mesmos, que nunca reconhecem o valor alheio, convencidos de sua própria genialidade... esses são intoleráveis. 

Finalmente, José Augusto Bezerra, ex-presidente do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras, Presidente da Associação Brasileira dos Bibliófilos, brindou os demais com uma aula magna sobre oratória, matéria de que já foi professor. 


DEDICATÓRIA 


A reunião virtual da ACLJ realizada nesta segunda-feira, 03 de janeiro, foi dedicada ao terceiro ano da década de 20 do Século XXI.




Esperemos que 2022 seja mais auspicioso que os anos da mesma série que o antecederam – o cabalístico 2020 e o 2021 que o seguiu  os quais podem ser representados na imagem hagiológica de Sebastião de Narbona em seu martírio.



E que traga soluções reais para o País e para o Mundo, na representação santimonial de Jorge da Capadócia, guindando às lideranças do Planeta homens que combatam de fato os males bíblicos que vêm ameaçando e castigando, de forma draconiana, a nossa Nação e a humanidade como um todo.


 

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário