domingo, 13 de setembro de 2020

NOTA ACADÊMICA - Sarau Virtual da ACLJ (13.09.2020)

SARAU VIRTUAL DA ACLJ
(13.09.2020)
   

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ) promovia, nas noites de terça-feira, na casa de bebidas finas Embaixada da Cachaça, um poetry slam, consistente em um pequeno sarau de poesias, prosa poética e performances musicais acústicas ao vivo, segundo uma prática que começou nos EUA e se difundiu pelo Planeta.


   
Mas essa rotina cultural saudável foi interrompida pela pandemia de Covid-19, e então o grupo de habitués passou a se reunir virtualmente nas manhãs de domingo, em que acadêmicos, artistas, intelectuais e poetas em geral, frequentadores daquele reduto boêmio e cultural, matam a saudade e mitigam a carência de convívio, mantendo em atividade a ACLJ, apesar do isolamento social obrigatório.



Estiveram reunidos na conferência virtual deste domingo 13 participantes, entre acadêmicos e convidados. Destaque para o Comendatário Marcelo Melo, que desta vez animou o encontro tocando ao violão Belchior (Apalo Seco), além de Nonato Luiz e Fausto Nilo (Baião de Rua). Com ele o netinho Arthur, primo em 5º Grau do segundo infante a participar da reunião, o Gabriel, por seu turno neto da confreira Karla Karenina, prima legítima do Marcelo. Todos descendentes do nosso saudoso José Alves Fernandes.

Compareceram, como dito, além dos convidados referidos, a Atriz, Poetisa e Psicoterapeuta Karla Karenina, o Jornalista e Advogado Reginaldo Vasconcelos, o Professor, Jurista, Historiógrafo e Cientista Político Rui Martinho Rodrigues, Agrônomo e Poeta Paulo Ximenes, o Ambientalista e Pré-Candidato a Vereador João Pedro Gurgel, o Odontólogo, Advogado e Cronista Marcos Gurgel, o Bibliófilo José Augusto Bezerra, o Advogado e Sionista Adriano Vasconcelos, o Teólogo e Psicoterapeuta Júlio Soares e a Advogada, Psicanalista e Poetisa Alana Alencar  todos da ACLJ.

Também se deve ressaltar a participação do nosso Benemérito José Augusto Bezerra, Presidente Emérito da Academia Cearense de Letras e ex-Presidente do Instituto do Ceará, além de presidir a Associação Brasileira de Bibliófilos, o qual, como de hábito, além de declamar um belo poema, trouxe para este encontro literário da ACLJ um dos muitos documentos importantes da sua vasta coleção, desta vez um daguerreótipo da Princesa Isabel, a Redentora, quando ainda criança. 

A sessão virtual da ACLJ realizada neste domingo dia 13 de setembro foi dedicada ao único destilado nacional, a cachaça, que está para o Brasil como o uísque para a Escócia, o saquê para o Japão, o gim para a Inglaterra, a vodca para a Rússia, a tequila para o México  aperitivos que figuram entre os símbolos culturais das respectivas nacionalidades.

O dia de hoje, 13 de setembro, foi consagrado como o Dia Nacional da Cachaça, como muito bem explica o nosso confrade Altino Farias, titular da Embaixada da Cachaça, ao lado da sua "embaixatriz", Gorete, alvos de homenagem na data de hoje, promovida pela destilaria Ypioca, e objetos de reportagem da TV Cidade.






COMENTÁRIO

Não pude comparecer devido a outro compromisso, mas os domingos da ACLJ tem se firmado como o ponto alto da semana.

Sávio Queiroz Costa


Um comentário:

  1. Não pude comparecer devido a outro compromisso, mas os domingos da ACLJ tem se firmado como o ponto alto da semana.

    ResponderExcluir