quarta-feira, 4 de maio de 2016

NOTA ACADÊMICA - ACLJ Faz Cinco Anos

ACLJ FAZ CINCO ANOS
FIM DE UM CICLO GLORIOSO
A nossa ACLJ completa na data de hoje, 04 de maio de 2016, os seus primeiros cinco anos. Ela foi instalada em 2011, quando Lula da Silva terminava o seu segundo mandato na Presidência da República e elegia Dilma Rousseff à sua sucessão, já surfando ele no mar de lama do Escândalo do Mensalão, mas ainda sob as traiçoeiras bênçãos do diabo, que, segundo diz o vulgo, “tampa, tampa, tampa... e um dia destampa”.

Lula, aliás, que a empáfia não deixava perceber a fina ironia de Barack Obama ao classificá-lo como “O Cara”, ainda brilhava nas seguidas edições do Foro de São Paulo, pregando o comunismo na América Latina, sob o título de “bolivarianismo” – enquanto o demônio que inspirou essa doutrina enganadora, a qual já fez sofrer tantos povos em torno do Planeta, presidia galhardamente a gloriosa marcha para o caos que engolfou os países membros.

O Escândalo do Mensalão foi deflagrado, resultando em processo e prisões, mas a Petrobrás estava ali, pronta para garantir fraudes muito maiores, fazendo jorrar dinheiro para as campanhas eleitorais – e para as ditaduras camaradas. E havia o “aerolula” para o então presidente correr o mundo, e dentro dele a bela mulher de um companheiro, que muito complacentemente não o deixava viajar sozinho, quando a Primeira-Dama não o podia acompanhar. Estava tudo dominado.

Agora que a ACLJ completa um lustro, fechando-se um ciclo glorioso na cena lítero-acadêmica do Estado, historicamente sempre tão movimentada – no nosso caso, com inflexão no jornalismo – também se encerra no âmbito nacional, e este de forma inglória e desonrosa, o transe satânico que a Nação Brasileira atravessou durante a chamada “era Lula” – o império da mistificação e da mentira, da corrupção e da incúria, da demagogia e da arrogância, nos campos político, administrativo e diplomático, nesse mefistofélico projeto de perpetuação de poder tardiamente desmascarado e debelado, devolvendo enfim a economia do País em pandarecos.

O Brasil inicia novo capítulo de sua História, marcado por dificuldades ingentes, dúvidas e receios enormes, mas animado de esperanças, como quem se vê livre do cativeiro de um monstruoso sequestro político-ideológico – com multidões ainda submetidas à "síndrome de Estocolmo", é bem verdade – mas todos a partir de agora sob o signo da verdadeira liberdade democrática, prontos para viver a experiência republicana em plenitude, sob o império da lei e das autoridades legalmente constituídas, com as instituições dotadas de meritocracia e atuando com absoluta isenção nas funções públicas.

No nosso microcosmo associativo e estadual, também vencemos uma etapa e iniciaremos outra, utilizando a experiência adquirida para retificar a trajetória, maximizando e aprimorando os meios para a consecução de objetivos. Findo o processo de refundação denominado ab census ad lustrum, a ACLJ remanejará para cargos honoríficos os Membros Titulares que não renovaram os seus compromissos acadêmicos, abrindo processo eletivo para a sua sucessão.




O primeiro lustro da nossa instituição ficará registrado na Revista da ACLJ, inclusive de forma iconográfica, publicação em formato livresco trazendo todas as pessoas e todos os fatos a ela relativos, fazendo as devidas homenagens. 

A Revista terá uma resenha da biografia do empresário Ivens Dias Branco, livro assinado pelo jornalista mineiro Sérgio Vilas-Boas, como também uma síntese da biografia do compositor Evaldo Gouveia, produzida pelo Conselho Editorial da ACLJ, bem assim a entrevista prestada pelo administrador de empresas Igor Barroso, todos Membros Beneméritos desta Academia.

Constará ainda da publicação, a ser lançada na próxima Assembleia Geral, marcada para o dia 31 de maio, uma coletânea de textos publicados neste Blog  crônicas, discursos, contos, artigos, etc. 



COMENTÁRIOS:

Cinco anos, uma vitória! Parabenizo os que fizeram parte dessa empreitada, em especial nosso presidente emérito, Rui Martinho, e o idealizador e principal construtor da ACLJ, Reginaldo Vasconcelos. Prontos para mais cinco? Então vamos em frente!

Altino Farias




Lanço votos para que nossa academia seja abençoada pelos deuses intergaláticos da arte, do pensamento elevado e da vontade de melhorar o mundo! Estamos completando os nossos cinco anos de existência. Temos enfrentado dificuldades, mas sempre seguiremos em frente. Não se há de brecar homens de boa vontade!

Paulo Ximenes



  

3 comentários:

  1. Cinco anos, uma vitória!
    Parabenizo os que fizeram parte dessa empreitada, em especial nosso presidente emérito, Rui Martinho, e o idealizador e principal costrutor da ACLJ, Reginaldo Vasconcelos.
    Prontos para mais cinco? Então vamos em frente!

    ResponderExcluir
  2. Lanço votos para que nossa academia seja abençoada pelos deuses intergaláticos da arte, do pensamento elevado e da vontade de melhorar o mundo! Estamos completando os nossos cinco anos de existência. Temos enfrentado dificuldades, mas sempre seguiremos em frente. Não se há de brecar homens de boa vontade!

    ResponderExcluir
  3. Lanço votos para que nossa academia seja abençoada pelos deuses intergaláticos da arte, do pensamento elevado e da vontade de melhorar o mundo! Estamos completando os nossos cinco anos de existência. Temos enfrentado dificuldades, mas sempre seguiremos em frente. Não se há de brecar homens de boa vontade!

    ResponderExcluir