sábado, 7 de novembro de 2015

NOTA CADÊMICA - Fórum de Debates

2º FÓRUM DE DEBATES
SOBRE DEMOCRACIA E MANIFESTAÇÕES
POPULARES NO BRASIL



Neste próximo dia 13 de novembro, uma sexta-feira, a ACLJ promoverá o 2º Fórum de Debates Sobre Democracia e Manifestações Populares no Brasil, que ocorrerá no Auditório 4, no Bloco B da Unifor.

O primeiro fórum sobre esse tema aconteceu logo após as chamadas “Jornadas de Junho”, que em 2013 surpreenderam a cidadania funcional – os empresários, os servidores públicos estáveis, os jornalistas, os empregados regulares, os profissionais liberais, os políticos com mandato.

Foi quando a juventude, conectando-se pelas mídias sociais, levantou-se contra preços de passagens do transporte público de São Paulo, com passeatas apartidárias e quebra-quebras, que em seguida atraíram insatisfeitos e oportunistas de toda ordem, que convulsionaram a vida do País, absorvendo causas difusas, algumas anárquicas e imprecisas.

Grupos se insurgiram contra administradores públicos locais, contra os impostos, contra a homofobia, contra os grandes sistemas de comunicação, contra as copas de futebol que se avizinhavam – de modo que o movimento catalisou e encampou todas as demandas fragmentárias que existiam na sociedade brasileira no momento, sem uma inflexão político-ideológica definida.

Estranhamente, até então o País ainda surfava numa onda de aparente estabilidade política e de prosperidade econômica, julgados, condenados e presos os homens do Governo que fizeram o “mensalão”, e reeleito Lula, que conseguiu manter em torno de si um improvável mas eficiente cordão sanitário.

Eleita Dilma, Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas a serem realizadas no Brasil, programas sociais de vento em popa, preços públicos controlados, tudo fazendo crer que se vivia a mais plena normalidade republicana, e que aquelas manifestações populares nada mais indicavam que a plena saúde democrática que reinava na Nação – tese a que o Governo se abraçou.

Agora, passados apenas dois anos, reeleita Dilma, e que o País vive uma das maiores crises de sua história – moral, política, administrativa e econômico-financeira – está marcada para o dia 15 de novembro uma nova grande manifestação popular nacional contra o Governo, notadamente pelo impeachment da Presidente.

Pautas paralelas certamente serão em favor da Operação Lava Jato da Polícia Federal, bem como da atuação do Juiz Sérgio Moro; pela condenação e deposição das figuras de proa do Poder Legislativo, envolvidas em escândalos; pela intervenção militar; pela prisão do ex-presidente Lula, enfim, contra o PT e o governo de esquerda.

Assim, nesse 2º Fórum de Debates Sobre Democracia e Manifestações Populares a ACLJ fará desta vez um debate antecipado, a fim de colher opiniões de próceres locais e de integrantes da juventude cearense sobre a situação atual em que se encontra a Nação Brasileira, e sobre os rumos que deveremos tomar, de modo a gerar um parecer conclusivo, que será em seguida publicado neste Blog.

Estão convidados a participar os que quiserem assistir aos debates e que tiverem interesse de contribuir com opiniões objetivas e isentas, no enfoque mais científico de factual, sem paixões partidárias e sem radicalismo ideológico. O tema será a realidade nacional atual e a reação popular em face dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário