domingo, 14 de dezembro de 2014

ARTIGO (VM)

CASAL DR. FERNANDO/DR.A NENÊ MESQUITA EMPOSSADO NA PRESIDÊNCIA DA SOCIEDADE MÉDICA SÃO LUCAS
Vianney Mesquita*



Se puderes curar, faze isso; caso não lograres, alivia; e, se não puderes aliviar, consola. (Augusto Murri. *Fermo, 08.09.1841; +Bolonha, 11.11.1932).

Recebeu termo de posse, hoje (13.12.2014), das mãos do casal antecessor, Dr. Carlos Roberto Cidrão Moraes-Maria Goretti Silveira Moraes, a dupla Dr. Fernando Antônio Campos de Mesquita-Dr.a Nenê Medeiros Mesquita, na Presidência da veteraníssima e mais do que vitoriosa Sociedade Médica São Lucas, para o mandato referente ao biênio 2015-2016, após celebração de ato litúrgico ocorrido na Clínica Gênesis, em Fortaleza.

O novo dirigente-mor da SMSL é médico cirurgião cardiovascular (a esposa é psicóloga clínica, ambos graduados pela Universidade Federal do Ceará), com ação no Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC), Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e clínica particular, ele natural de Palmácia-CE e ela procedente de Sobral.

A Sociedade Médica São Lucas é uma das mais distintas associações de facultativos brasileiros de credo românico e ideia tridentina, fundada por influxo apostólico do sacerdote católico-latino Padre Monteiro da Cruz, no dia 03 de novembro de 1937, contando com a adesão de vários profissionais da Medicina cearense insertos na sua história fecunda, como, entre outros, os doutores Lauro Vieira Chaves, Jurandir Marães Picanço e Waldemar de Alcântara, de sorte que a Entidade perfaz, no exercício expirante, 77 anos de proveitosa lida em favor dos seus objetivos, configurados em 1 evangelizar os médicos, sua família e os estudantes de Medicina; prestar assistência a setores carentes da sociedade nas distintas maneiras, no concerto do cuidado médico, social, material e afins; 3 organizar e promover eventos religiosos para  seus componentes – extensivamente aos membros da família – como retiros, Natal, Páscoa e Missa mensal; e 4 promover o inter-relacionamento com os colegas de outras confissões.

Convém informar – porque apropriado o momento – o fato de que, se ajuntando àqueles há instantes mencionados sustentáculos da narrativa coestaduana da espécie comentada, os doutores (também instituidores da Sociedade Médica São Lucas) João Batista Saraiva Leão, José Leite Maranhão (Prefeito de Fortaleza de 1947 a 1948), Ocelo Pinheiro, Walter de Moura Cantídio (Reitor da UFC) e Walter Frota de Magalhães Porto constituíram a Faculdade de Medicina, hoje pertencente à Universidade Federal do Ceará, desde que essa Academia foi instituída, pelo Professor Antônio Martins Filho, em 1954.

Destaca-se como evento anual da SMSL o retiro ocorrente em Guaramiranga, pregado pelos mais ilustrados detentores da palavra e eloquência cristãs da nossa Terra, para uma seleta assistência de médicos e seus componentes de família, reunidos durante três dias, quando têm pleno curso o recolhimento, a oração, o juramento de propósitos e a confraternização.

É, pois, uma pausa figuradamente cálida sob o friozinho serrano, muitas vezes a única do ano no encontro de algumas pessoas, cujas tarefas nos hospitais, consultórios, escolas, clínicas cirúrgicas e assemelhados nem concedem ensejo a outras circunstâncias, para conferir amizade, atestar benquerença, manifestar dileção e denotar entusiasmo com a vista da pessoa estimada, sem referir ao estado anímico remoçado pelo recolhimento e alentado pelas preces, mormente aquelas procedidas com a presença de mais de uma pessoa reunida em Seu nome, quando Ele assegura, peremptoriamente, estar também ali.

Nos últimos cinco anos, revi, no retiro de Guaramiranga, amigos, como o Dr. Carlos Éfren Lustosa da Costa, cardiologista de primeiríssima linha, conhecedor profundo da Bíblia, homem culto e pessoa leve, de quem qualquer um gostaria de se acercar; os professores doutores João Martins e Omando Rodrigues Campos, pontes da Medicina-Religião Católica, espiritualizados e vocacionados, também, para expandir a Palavra; o Dr. Carlos Fernandes Gurjão, moto da seção 28.13 do meu Arquiteto a Posteriori (2013); os professores doutores Aldo Ângelo Moreira Lima e Noélia, sua mulher, cientistas da Medicina internacional e ministros da Eucaristia; a Dr.a Suzana Clara Furlani Cabral e o “vovô” José Luís Cabral, seu marido (faz hora até com Hitler); Dr.a Ângela e Fernando, o Grande; o Dr. Francisco Medeiros Gurgel e sua competentíssima Maria Laura Gurgel,  Laurinha, razão primeira do sucesso absoluto do Evento (Diz o Cabral que, se ela fosse peixe, tarrafa da malha grande não pegava); o médico Dr. Fonteles e sua Laurinda (que foram meus contemporâneos, jornalista que são, na Escola de Comunicação da UFC); o médico e escritor José Maria Bonfim de Morais; o Dr. Janedson Baima e sua mulher (Joyce) e tantos e muitos outros que me entornam de honra com o fato de os haver na lista de pessoas de trato particular.

De minha vontade, então, e também é o que anela minha Socorro, Fernando e Nenê vão desenvolver uma administração eficaz, vazada no trabalho e na simplicidade, aliás, suas características, assentados, porém, na competência peculiar aos dois,  aditando a certeza de que, consoante ocorreu com as últimas direções, receberão o auxílio de toda a Diretoria e dos colegiados da SMSL, composta de pessoas gradas e inteligentes e preparadas e, acima de tudo, responsáveis e zelosas para com as tarefas a si confiadas pelos seus pares, no âmbito dos cometimentos de uma associação cristã de alevantado nível, como ocorrente com a entidade que passam a presidir.

*Vianney Mesquita 
 Docente da UFC 
Acadêmico Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa  
Acadêmico Emérito-titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo 
Escritor e Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário