sábado, 3 de dezembro de 2011

NOVOS ACADÊMICOS SERÃO EMPOSSADOS

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo se reunirá no próximo dia 14 de dezembro, no auditório da Associação Cearense de Imprensa, no centro da Cidade, para empossar mais quatro acadêmicos efetivos titulares, oportunidade em que a casa terá sua confraternização de fim de ano.

Os novos acadêmicos são:

1.  O Advogado e professor Paulo Maria de Aragão, que ocupará a Cadeira de nº 37, a qual tem como Patrono Perpétuo o jornalista e historiador Rodolfo Espínola.

Paulo Aragão é advogado especialista em Direito Público e em Direito das Obrigações, bem como Mestre em Educação, Administração e Comunicação. É professor universitário e tem 04 livros publicados.

O patrono da cadeira que Paulo Aragão ocupará, o saudoso Rodolfo Espínola, fora votado e eleito para o grupo de fundadores da ACLJ, em reunião que transcorria na tarde do dia 30 de outubro de 2010, a qual foi interrompida pela notícia do evento fatal que o vitimou.

Espínola foi correspondente em Fortaleza do jornal O Estado de São Paulo, sendo um dos fundadores da Agência Estado. É autor de livros-reportagens sobre a passagem do navegador espanhol Vicente Pinzón pelo Ceará, antes do descobrimento oficial do Brasil. Foi também assessor de comunicação da Companhia Docas do Ceará e era assessor da Secretaria Especial de Portos, em Brasília. 


2.  O jornalista, poeta, ator e teatrólogo Ricardo Guilherme, que ocupará a Cadeira de nº 38, cujo  Patrono é o jornalista Cláudio Pereira.

Ricardo Guilherme é sobrinho do jornalista Guilherme Neto, um dos ícones da imprensa cearense, partícipe destacado do grupo de fundadores da televisão no Ceará, no início da década de 60.

O tio tentou proibi-lo de entrar para a TV e para o teatro, querendo protegê-lo das incertezas da atividade artística, bem como da vida boêmia que na época caracterizava os jornalistas. Depois, convencido de seus reais talentos, o acatou na TV Ceará e passou a incentivá-lo.

Ricardo Guilherme é professor universitário, escreve poesias, crônicas e peças teatrais, atua em teatro, cinema e televisão, tem 16 livros publicados e apresenta o programa Diálogos, pela TVC.

O Patrono da Cadeira que Ricardo Guilherme ocupará, o jornalista Cláudio Pereira, foi até recentemente um dos grandes animadores culturais do Ceará. Cláudio Pereira foi presidente da extinta Fundação Cultural de Fortaleza nas gestões do falecido prefeito Juraci Magalhães e do ex-prefeito Antônio Cambraia, e presidente da Associação Cearense de Imprensa. Faleceu em 12 de maio de 2010.

3.  O professor, filólogo e bibliófilo José Alves Fernandes, que ocupará a Cadeira nº 39, cujo Patrono Perpétuo é o publicitário Tarcísio Tavares.
 
José Alves Fernandes é bacharel em Letras Clássicas e em Ciências Jurídicas e Sociais.

Também obteve licenciatura em Letras Clássicas, Português, Latim e Grego, pela Faculdade de Filosofia do Ceará, agregada à UFC.

Especializou-se em Latim Vulgar pela Universidade de Coimbra e obteve o título de Doutor pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará; membro efetivo da Academia Cearense da Língua Portuguesa, da qual foi Presidente entre 1990 e 1992; da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos; da Academia de Letras e Artes do Nordeste e da Associação Brasileira de Bibliófilos.

É autor do “Dicionário de Formas e Construções Opcionais da Língua Portuguesa”, obra de grande porte, publicada no ano 2000 pelas Edições UFC. São igualmente de sua autoria colaborações lexicográficas inseridas no “Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa”.

O patrono da Cadeira de nº 39, Tarcísio Tavares, é uma lenda do mercado publicitário, do varejo cearense, e da cultura que ajudou a animar com competência. Foi dele a execução e gestão dos projetos do Centro Cultural Oboé, hoje uma referência.

Redator espirituoso, escreveu roteiros para programas para rádio e TV que fizeram história em Fortaleza. Ele foi o primeiro redator e apresentador de um programa policial no ceará, Os Bastidores Policiais, na rádio Uirapuru, no final da década de 50. Fundou a primeira agência de publicidade e propaganda no Ceará, a Publicinorte, introduzindo na propaganda o varejo de impacto. Tarcísio Tavares faleceu no dia 05 de maio deste ano.


4.  O jornalista e consultor empresarial na área de comunicação social, Marcos André Borges, que ocupará a Cadeira de nº 40, a qual terá como Patrono o jornalista e escritor Blanchard Girão.

Marcos André, jornalista formado, jovem empresário de sucesso, vem preencher a cota de revelações de talentos e de promessas literárias da ACLJ.

Há 20 anos ele fundou a VSM, uma pequena empresa de assessoria na área de comunicação interna das empresas, que em pouco tempo conquistou o mercado e se tornou das mais bem sucedidas no seu ramo.

A VSM Comunicação é tida hoje como a maior empresa do ramo de comunicação corporativa do Estado, ostentando inclusive a certificação internacional ISO 9001.

Hoje, pelas mais meritórias razões, Marcos André comanda a comunicação, a relação institucional com veículos de comunicação e profissionais de imprensa e tudo que diga respeito à imagem da presidência da Assembléia Legislativa.

O Patrono da Cadeira de nº 40 que Marcos André ocupará é o insigne jornalista e escritor Blanchard Girão, que ele mesmo faz questão de indicar para a homenagem.

Blanchard foi Bacharel em Letras Neo-Latinas e se licenciou professor em 1954. Era advogado e
ingressou na imprensa como revisor do desaparecido jornal “Gazeta de Notícias”. Exerceu também o radialismo, tendo sido produtor da antiga TV Ceará e Presidente da extinta TV  Educativa, em Fortaleza.


Foi deputado estadual em 1962, e teve o mandato cassado pelo golpe militar de 1964, sendo preso (8 meses e meio de prisão) quando teve os direitos políticos suspensos por dez anos. Blanchard Girão tem 10 livros publicados. Faleceu em março de 2007.

Na mesma solenidade várias personalidades receberão ainda títulos de Membros Honorários da ACLJ, dentre elas o engenheiro Cássio Borges, grande estudioso das políticas hídricas do Nordeste, o Deputado Roberto Cláudio, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, e o radialista e escritor Roberto Ribeiro. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário